Nota de Agradecimento do Diretor do Curta "A Moça Que Dançou Com o Diabo" João Paulo Miranda Maria



Caros Amigos,

Gostaria de primeiramente agradecer a toda minha equipe que batalhou muito para produzir este filme, assim como todos os parceiros e a própria Prefeitura de Rio Claro que apoia o projeto de formação audiovisual que realizamos há 10 anos na cidade. Assim também a todos que surgiram no momento final, ajudando na pós-produção e apoio à nossa ida para Cannes.

Realmente a emoção e reconhecimento que recebi na França foi algo indescritível, algo que realmente me afirma o caminho que tomei e toda a luta para conseguir fazer um cinema do qual acredito. Mesmo contando com apoios para projetos sociais de formação, não conseguimos financiar um filme, pagar devidamente uma equipe de quase 20 pessoas, além de vários outros gastos de produção.

Tentamos sem sucesso edital estadual para viabilizar o curta. Sabemos que existe esta oportunidade, mas a concorrência no Estado de SP é muito grande. Então eu e minha equipe decidimos de todo modo fazer o filme, mesmo com orçamento baixíssimo. Fazer um filme nestas condições não pode ser visto como regra, deve-se tentar buscar apoio financeiro, porque quem faz Arte tem que ser reconhecido, aqui no Brasil e em todo lugar.

Gostaria que as pessoas tivessem maior cuidado ao interpretar esta nossa experiência, principalmente num momento tão delicado como este que estamos vivendo na política. Já me manifestei contra o impeachment e aproveito para esclarecer que não sou a favor de posicionamentos e comentários que prejudicam a nossa política cultural, por mais que existam dificuldades em relação à distribuição de apoios e desenvolvimento/aplicação de programas, entendo que não devemos tomar atitudes agressivas. Uma coisa é economizar e diminuir recursos frente à uma crise, outra é fechar um Ministério, tirando toda sua representatividade. O Ministério da Cultura tem uma história de luta e sobrevivência para existir até hoje, devemos ter respeito e agora, mais do que nunca, defendê-lo.

Neste ano, em especial, todo brasileiro deve se orgulhar pela nossa produção cinematográfica e significativa participação no Festival de Cannes. Um ano que com certeza entra para a História do Audiovisual. Estou imensamente honrado de estar entre estes grandes nomes e só tenho a parabenizar meus colegas cineastas! Grande conquista!

 João Paulo Miranda Maria