Filme contra o preconceito racial




Em Rio Claro, SP ocorreu dias atrás o espancamento do Senhor Benedito, homem negro de 71 anos, por jovens neonazistas. Este fato, entre outros, indicam uma mentalidade conservadora e racista no município. Desta forma a CONERC (Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro) com apoio da prefeitura, câmara de vereadores e sociedade civil lançaram a campanha "Reage Rio Claro! Racismo aqui, não!" (logo acima).

O grupo Kino-Olho, solidário a causa, relfetiu em um de seus últimos encontros (dia 18 de abril) para a produçao de um filme ensaio coletivo, que demonstrasse nossa indignação e constatação de um preconceito enraizado e escondido. A idéia do filme é criar uma situação fictícia em que personagens estivessem sentados, um de frente ao outro, se encarando e julgando. Entre os personagens está um negro, um branco e um mestiço, interpretados por Jonata de Jesus, Matheus Biscaro e Tarcísio Silva respectivamente. Além de uma participação final de  Yuki Oliveira.

Eles observam em silêncio, procurando um acordo de convivência, encarando os detalhes de cada um, julgando à sua maneira. A câmera serve para revelar estes momentos contemplativos de rostos, olhos, mãos e corpo. Os três estão praticamente imóveis, num instante em que espectador interpreta e julga à seu modo as imagens. A sugestão é que cada um que assista, repense seus valores e critérios antes de julgar um ser humano. As imagens são lentas para que haja esta exaltação de figuras ignoradas e rejeitadas. O corpo das personagens são intensificados com a aproximação da câmera até o encontro das mãos, num aperto exagerado e provocativo. As imagens exaltam as texturas da pele, pêlos, roupa, sapatos e etc.

Com esta aproximação vemos a falsidade de cada gesto, onde o rosto demonstra algo e as mãos outra. Todos os personagens tem seus preconceitos, assim como a procura de uma convivência pacífica, mesmo ainda guardando para si a verdadeira face conservadora...

link do filme https://vimeo.com/64467335

Fotos do filme















Nenhum comentário:

Postar um comentário