Relatório Atividades 2012


As realizações do Grupo prevêem o cumprimento do Projeto “Difusão Cinematográfica”, aprovado pela Prefeitura de Rio Claro desde 2009. No Projeto, fica acordado que o Kino-olho cumpra ao longo de 01 ano doze oficinas de introdução ao cinema em diferentes pontos da cidade, como escolas, associações de bairro e outras instituições ligadas ao Município.

Além destas oficinas, o Grupo também assume no Projeto a responsabilidade de manter mais dois cursos permanentes ao longo do ano. O primeiro, voltado aos interessados que pretendem se profissionalizar no Cinema e o segundo, voltado a pessoas que já trabalham com Audiovisual e buscam no Grupo uma formação complementar.

A seguir, as principais concretizações do Grupo neste ano para atingir as metas definidas no Projeto “Difusão Cinematográfica”:

-  12 (doze) OFICINAS INTRODUTÓRIAS

Documentário no Centro Comunitário do Beija-Flor (Cervezão); ficção “Imaginação”, realizada na Faculdade da Terceira Idade – Claretianas; Documentário “Diversidade” realizado pela 8ª série do EJA na escola Marcelo Schmidt; ficção “O menino sonhador”, realizada com os alunos da 4ª série D, da Escola Municipal CAIC; ficção “O Plano”, realizada no Projeto Mais Educação na escola CAIC; ficção “Chatear e Encher”, realizado pelo grupo EJA na Escola Municipal CAIC; ficção “Discussão por times diferentes”, realizado com os alunos da 5ª série na Escola Municipal Monsenhor Martins; ficção “Bullying Jamais. Diga sim a paz!, realizado com alunos da 5ª série na Escola Municipal Monsenhor Martins; ficção “Bullyng na Escola”, realizado na Escola Estadual João Batista Leme com os alunos do 3 ano do ensino médio; documentário “Casa da Amizade” realizado com os jovens dançarinos de HIP HOP no Centro Voluntariado de Rio Claro; Oficina Introdutória de edição de video, realizada no Centro Cultural Roberto Palmari; e Oficina de Som no Cinema, realizada em parceria com a Oficina ON de música.


- GRUPO PERMANENTE: 13 (treze) curtas-metragem

 “Abraços na Escuridão”, do aluno Bruno Barrenha;  “Aparte” do aluno Lucas Vieira; o documentário “Lacerda” pesquisa de João de Lima Neto; “Rádio Brasil” para Festival Internacional em Berlim; “As algemas de Thomaz” adaptação da obra do rio-clarense Geraldo J. Costa Jr.; 5(cinco) filmes-ensaios com os alunos do curso anual; “Éden” de Lucas Vieira; “Despedida” escrito por Claudia Seneme do Canto; e "Enquanto Procuro"de Luana Menezes.

-  GRUPO PROFISSIONAL: 5 (cinco) curtas-metragem

A micro série de três episódios “Peleja de Hermógenes contra Labareda”; o curta-metragem “Amor de Picadeiro” para a TVE/TVBrasil; o filme fashion “Caged Bird” para o São Paulo Fahion Film Festival; “Viagem para a História” para a TVE/TVBrasil; vídeo-clipe “My Waiting” da banda The Ganden and the Blue Bugs, exibido na TVZ, canal de musica exclusivo da Multishow e premiado no FESTICLIP 2012 (melhor fotografia).


-  PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Além das produções o grupo recebeu no primeiro Semestre o convite feito pelo KUGOMA – Fórum de Cinema de Curta-metragem de Maputo/Moçambique para apresentar seu trabalho na África. Outro contato internacional, foi a vinda do representante da RED (equipamento de cinema) Ketch Rossi para um Workshop inédito no Brasil. O workshop aconteceu em Campinas/Paulínia e foi organizado pela Quebra Cabeça Filmes e por João Paulo Miranda, diretor do Kino-olho.  Também fez a filmagem do Festival de MPB 2012; em setembro esteve presente no evento “Figueira de São Benedito” registrando as manifestações culturais; realizou uma palestra no projeto “Caminhos da Leitura” na antiga Estação Ferroviária de Rio Claro; e em dezembro produziu o documentário “Universalhaço Paralelhaço” a partir do mesmo evento em praça pública; e esteve presente no “II Natal com Histórias” realizando documentário junto às crianças do bairro Terra Nova;

- PREMIAÇÕES

Desde o início de 2012 o Grupo Kino-olho também tem investido em Festivais e Editais. Nos seis primeiros meses já ganharam três editais: dois deles promovidos pelo Lab Cultura Viva para a produção dos curtas-metragem “Viagem para a história” e “Amor de Picadeiro”. O terceiro Edital, este de incentivo ao Intercâmbio Cultural, promovido pelo MINC.

No 2o. semestre o Kino-Olho também foi premiado (duas vezes); uma através do programa “Agente Jovem” do Ministério da Cultura, que reconheceu como uma das melhores iniciativas culturais do país, o projeto “Difusão Cinematográfica”. O segundo, o prêmio TOP BLOG, que reconheceu o blog do grupo como um dos 100 (cem) mais populares na área cultural.

O curta-metragem “Brás-Cubas – Delírios”, foi selecionado em maio no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e exibido no Museu Nacional da República - Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O filme “Bicho Folharada”, selecionado em junho no Festival Internacional “Caja de Cortos” (Caixa de Curtas), promovido pela TAL — Televisão América Latina e conta com o apoio da RECAM — Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do MERCOSUL.  O curta-metragem “Rádio Brasil”selecionado no concurso Music on the Road. O filme “Abraços na Escuridão” do jovem Bruno Barrenha foi selecionado no 10º Festival de Taguatinga (DF), no I Cine Santa Clara (PE), na 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro (RJ), no 9º Festival Imagem-Movimento/FIM (AP) e na 1ª Mostra de Cine Independente Caiçara (RJ)

- CONTRAPARTIDA
Divulgação do Projeto e das atividades do Grupo em redes sociais, mídias impressa, radiofônica e televisiva;
Organização de sessões de exibição itinerantes e gratuitas;
Veiculação dos Vídeos em plataformas digitais;
Veiculação dos vídeos na mídia televisiva (Rede nacional de canais comunitários a cabo ligados a ABCCOM e ACESP, pontos de cultura e cineclubes filiados ao CNC);
Registro das Atividades através de filmagens e imagens fotográficas;
Contratação de elenco e produção de arte (figurino e cenário) das produções de todos os vídeos realizados no projeto Difusão Cinematográfica;
Realização do Festival Internacional de Cinema Independente Kino-olho – FIIK;
Produção da revista mensal e registrada “Cinema Caipira”, totalizando doze números ao longo de um ano.

- MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO

Todos os vídeos acima citados podem ser vistos no youtube (www.youtube.com/jpmiranda82) ou no vimeo (www.vimeo.com/kinoolho)
Para conhecer mais o grupo Kino-olho, acesse www.kinoolho.blogspot.com
Contato: João Paulo Miranda Maria (19)9859-7363 ou e-mail jpmiranda82@yahoo.com.

Revista Cinema Caipira de dezembro.


A revista Cinema Caipira ISSN 1984-896x, número 46, já está disponível para encomenda e download gratuito em diversos formatos. Neste mês contamos com os seguintes artigos;

" Em busca do corpo-som ”
de Léo Bortolin

"O Surgimento do Cinema Americano
de Linda Catarina Gualda

"Maria Gladys, Vida Loka
de Rafael Spaca

"RESENHA DO FILME: ANOTHER EARTH ”
de Evandro de Oliveira Silva



de D

OBS: Os participantes desta edição tem direito a uma revista, bastando enviar por e-mail seus endereços.

 revista folheável para leitura online
 revista para impressão em arquivo pdf
clique aqui para saber como montar a sua com o arquivo pdf

 arquivo ePub para leitura em celulares e tablets

 Para encomendar a revista no valor de R$7,00 cada ou assinar a anuidade por R$70,00, envie e-mail para jpmiranda82@yahoo.com

 siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe