O grupo Kino-Olho iniciou neste ano uma série de oficinas introdutórias de Cinema, que são oferecidas gratuitamente em diferentes bairros da cidade de Rio Claro sob apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura do Município de Rio Claro. Estas oficinas pertencem ao projeto "Difusão Cinematográfica", que além da atuação em bairros, oferece também um curso gratuito e permanente na área a partir dos encontros semanais do Grupo Kino-Olho no Centro Cultural, toda quinta-feira a partir das 18:30.
As oficinas de bairro são introdutórias, possibilitando aos alunos de diferentes faixas etárias um primeiro contato com as ferramentas do audiovisual. A professora Claudia Sêneme do Canto, responsável pelas oficinas vê esta ação como uma possibilidade de trazer aos alunos uma arte do qual achavam estarem distantes. Segundo ela, "nas primeiras aulas os alunos acham que não seriam capazes, mas aos poucos percebem como esta arte é tão próxima deles, e rapidamente expressam com muita criatividade as histórias do seu cotidiano".
Os alunos nestas oficinas aprendem as funções básicas dentro de uma equipe de cinema, elaborando e produzindo um roteiro próprio. Entre os temas favoritos estão as histórias pessoais, em que os alunos escolhem contar suas experiências de vida ou mesmo demonstrar sonhos futuros. O diferencial destas oficinas introdutórias para João Paulo Miranda Maria, coordenador do Grupo Kino-olho, é a possibilidade de demonstrar aos alunos o seu subjetivo e impressões particulares para construir um mundo melhor. "O interessante é sempre despertar a criatividade e valores da construção de caráter nos jovens e adultos. Para eles o audiovisual torna mais um meio para refletirem sobre seu próprio mundo, descobrindo valores e a própria auto estima", completa João Paulo.
Neste primeiro semestre o grupo já realizou 3 oficinas envolvendo os bairros Jardim Guanabara, Brasília, Terra Nova, neste mês de Junho realiza oficina no bairro do Estádio e em Julho no Jardim Independência. Para estas oficinas o grupo procura parcerias com as Escolas públicas e com a Ação Social. Para 2014 foi fechada agenda com todos os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na cidade de Rio Claro. Ainda terá mais uma oficina na Escola João Baptista Negrão Filho e duas outras escolas que serão escolhidas pela Secretaria de Cultura. No total o grupo oferece pelo projeto Difusão Cinematográfica 12 (doze) oficinas gratuitas em bairros. Os interessados podem procurar o grupo para maiores informações pelo telefone (19)30243918, falando com João Paulo ou Fernanda.
Abaixo algumas fotos dos bastidores destas oficinas realizadas: