novidades do grupo kino olho 2010

A Prefeitura Municipal de Rio Claro em parceria com a Secretaria da Cultura de Rio Claro e o Grupo Kino-Olho realizará uma ampla atividade cinematográfica, intensificando o interesse de formar um núcleo profissional e permanente na cidade. As produções do grupo Kino-Olho aumentam tanto em qualidade como em quantidade e para isso em 2010, o projeto "Difusão Cinematográfica" será aplicado. Abaixo está a descrição do projeto e no final da mensagem os dias e horários das atividades.

O Projeto de Difusão Cinematográfica proporcionará uma ampla atividade audiovisual a partir de 3 (três núcleos distintos que acontecerão simultaneamente.

Serão realizadas:

1. OFICINAS INTRODUTÓRIAS em diferentes pontos da cidade (trabalhando com diferentes grupos, escolas e entidades),

2. OFICINA PERMANENTE de estudo no Centro Cultural

3. ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE em produções de longas-metragens e programas televisivos.

1. OBJETIVOS: Como produtos as OFICINAS INTRODUTÓRIAS realizarão:

· Curtas-metragens mensais (um curta por ponto na cidade)

A OFICINA PERMANENTE realizará

· Séries de “filmes-ensaios” semanais com o uso de câmeras simples e portáteis como a de celulares e câmeras fotográficas DSLR (que serão exercícios audiovisuais de aproximadamente 5 minutos cada para praticar conceitos técnicos mais profundos);

· Uma revista impressa de crítica cinematográfica mensal (no final de cada ano do projeto haverá um pacote de 12 revistas elaboradas e editadas pelos próprios alunos a serem distribuídas mensalmente pela cidade e disponível em versão on-line).

· A realização de documentários em parceria com o Arquivo Público para atualização do Portal Memória Viva na Internet.

O ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE oferecerá:

· A oportunidade para os alunos de ambas as Oficinas de participarem de uma equipe profissional na elaboração de filmes de longa-metragem e programas televisivos. Além de estudarem leis e editais para inscrição de projetos.

OBS: Todos estes produtos acima estarão disponíveis no final de cada ano para toda população em um pacote de títulos de DVDs, no site do grupo (atualizado semanalmente) e no Portal Memória Viva a serem comemorados num evento final de lançamento com a entrega de certificados a todos os participantes dos três núcleos.

Detalhamento:
OFICINAS INTRODUTÓRIAS: Cada oficina será realizada em um diferente ponto da cidade, podendo ser realizadas em comunidades de bairros, escolas, centros de convivência, coletivos etc. A duração de cada oficina será de um mês, possibilitando aos participantes uma primeira experiência no ramo. Em cada oficina os alunos criarão um projeto de curta-metragem a ser realizado em seu específico ponto, resgatando fatos culturais específicos daquela localidade. Desta forma os alunos observarão a realidade cotidiana de seus pontos por um ponto de vista cinematográfico, valorizando e respeitando uma História de um bairro, de uma escola, de uma comunidade, etc. Ao final de cada oficina será finalizado um específico curta-metragem e aqueles alunos que despertarem aptidões e interesses serão chamados para participarem do núcleo da Oficina Permanente. Os interessados em trazer gratuitamente estas oficinas para o seu grupo ou comunidade deverão entrar em contato por estes números (19) 96843064 / 35240184.

OFICINA PERMANENTE: terá como sede única o Centro Cultural Roberto Palmari com atividades semanais permanentes. A metodologia da Oficina Permanente será mais profunda e direcionada a partir da elaboração de exercícios práticos chamados “filmes-ensaios”. Os “filmes-ensaios” do núcleo da Oficina permanente apresentarão a produção audiovisual a partir das possibilidades de linguagem e discursos estéticos, se aprofundando em suas respectivas necessidades técnicas. O aluno aprenderá a adaptar os métodos clássicos e modernos da narrativa cinematográfica, aproveitando o máximo das novas câmeras digitais como as de celulares, por exemplo.

Este incentivo proporcionará um grande passo para a democracia audiovisual, demonstrando a possibilidade de produção mesmo com os limites do celular. Assim os alunos contribuirão com materiais captados em suas casas com câmeras amadoras, mas o seu olhar será mais profundo e técnico por estarem estudando com maiores critérios as técnicas audiovisuais na OFICINA PERMANENTE. O audiovisual está tornando-se a cada dia que passa em uma ferramenta básica como o papel e a caneta. Logo todos usarão das imagens e sons para descrever idéias e pensamentos próprios, como se escrevesse uma carta. Além disto, dentro do núcleo da OFICINA PERMANENTE, os alunos receberão orientações teóricas sobre o ramo cinematográfico e audiovisual a partir de leitura de textos específicos. Com esta base teórica os alunos escreverão artigos mensais que farão parte das edições de uma revista coletiva chamada “Cinema Caipira” que é distribuída nacionalmente. Desta forma os alunos estarão constantemente refletindo e escrevendo sobre suas experiências práticas dos “filmes-ensaios” relacionando tudo com a leitura de livros e textos específicos sob uma orientação profissional. Além disto os alunos terão acesso a um acervo videográfico de mais de dois mil títulos formado por filmes raros e representantes das principais transformações na História do Cinema Mundial. A formação dos alunos nesta oficina proporcionará a possibilidade profissional de agirem no mercado de trabalho. O Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho junto com o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro realizará também séries de documentários cinematográficos para o Portal Memória Viva, divulgando a história já documentada como aquela que, embora vivida, ainda está longe dos registros oficiais. Neste caminho, o grupo almeja fazer parte da construção de um arquivo audiovisual da Memória e História rio-clarense, incluindo o acervo videográfico de outros artistas e realizadores locais.

ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE: os participantes terão contato direto com a realidade profissional na área audiovisual como também com suas respectivas responsabilidades. Os participantes desse núcleo serão responsáveis por cumprirem cronogramas e planos de filmagem, vivenciando uma real experiência de produção cinematográfica. Dentro deste núcleo haverá também a produção de programas televisivos que contribuirão na formação dos alunos em diferentes áreas, pois todo o mercado de trabalho atual exige deles uma nova atitude comunicativa. Cada vez mais o mercado de trabalho se utiliza da linguagem audiovisual para expressar um conteúdo subjetivo aos seus consumidores. Pois qualquer produto, antes de ser vendido é preciso ser apresentado ao público, revelando não apenas o seu valor funcional e objetivo, mas também um valor subjetivo agregado. Assim, este núcleo tem como objetivo principal de inserir e preparar seus participantes para a atividade profissional nesta área, procurando recursos em editais e leis de incentivo.

DIAS E HORÁRIOS:

- As oficinas introdutórias terão encontros semanais a serem combinados com os grupos interessados.

- A oficina permanente e profissionalizante funcinarão desta forma no Centro Cultural Roberto Palmari:

Terça-feira às 19 horas ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Quarta-feira às 19 horas OFICINA PERMANENTE (Grupo de Roteiro)

Segunda-feira às 17 horas no Arquivo Público de Rio Claro OFICINA PERMANENTE (Grupo de Documentário em parceria com o Arquivo Público) -

Domingo às 14 horas OFICINA PERMANENTE (Grupo de Produção para gravações dos roteiros de ficção)

OBS:Todas Atividades contam com a co-produção da TV Cidade Livre e Cia. Quanta de teatro.

O grupo está aberto a novas parcerias.

João Paulo Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário