Kino-Olho ganha dois prêmios no ClaroCurtas

Na última terça-feira (23) o grupo de cinema Kino-olho, de Rio Claro recebeu duas premiações no Festival Nacional de Curtíssima Metragem Claro Curtas, sendo eleito tanto pela Comissão Julgadora como pelo Juri Popular. O vídeo Bras Cubas – Delírios estava concorrendo com 1750 filmes de 25 estados brasileiros, informou o Evento. Dentre este altissimo número, apenas cinco foram para a grande final.
Após divulgarem os finalistas iniciou-se uma disputa acirrada na internet onde o juri popular votou e decidiu qual era o melhor filme na visão do publico. Além de terem faturado esta vitória, o grupo kino-olho também passou pela comissão tecnica, que elegeu Brás Cubas como o filme merecedor.
Após a premiação, o site oficial do evento (www.clarocurtas.com.br) se pronunciou nas seguintes palavras, “Chegamos ao momento mais esperado do Claro Curtas: o de reconhecer o esforço e a criatividade dos participantes do festival, que realizaram seus vídeos em todo o Brasil”.
A premiação aconteceu no Museu da Imagem e Som (MIS) em São Paulo, com auditório lotado. A programação foi extensa e contou com o Seminário Educação audiovisual / Audiovisual na educação, com a Mesa I “Olhar e pensar” e a Mesa II “Empreender e Aprender”, os debates ocorreram entre convidados de destaque da area audiovisual, como Bruno Maceió, Coordenador Geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual e Moira Toledo, autora da tese Diretrizes para uma Educação Audiovisual Popular no Brasil, além de outros convidados de mesma importância.
Sobre o filme: Brás Cubas – Delírios foi produzido a partir das oficinas que o grupo Kino-olho ministra semanalmente no Centro Cultural Roberto Palmari – Rio Claro / SP. O roteiro foi escrito pela aluna Isadora Maria Torres, baseado na obra de Machado de Assis. Atuação admirável de Claudio Lopes. Trilha Sonora exclusiva de Hermes Dias. Direção João Paulo Miranda Maria. Realização Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Parceria Cia. Quanta de teatro.
O grupo kino-olho se reune toda quarta-feira às 19hs no local divulgado acima e é aberto ao público em geral. Para maiores informações (19) 9859.7363, falar com João Paulo, coordenador do kino-olho e diretor de cinema.

Fernanda Tosini















siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe






Kino-Olho é finalista do ClaroCurtas

Caros Amigos, é com grande prazer que anuncio que um dos filmes do Grupo Kino-Olho, "Brás Cubas - Delírios", é um dos 5 finalistas da Competição Nacional da Claro na categoria Ongs, Pontos de Cultura e Cineclubes. O filme está concorrendo a dois prêmios; o por juri popular e outro pela comissão da Claro. Convido a todos a assistirem ao video no site http://www.clarocurtas.com.br/resultados e caso gostem votem nele. Para votar basta se cadastrar no site e clicar "votar neste vídeo". O filme foi resultado de mais uma oficina realizada pelo Grupo na cidade de Rio Claro, mediante o roteiro da aluna Isadora Maria Torres, interpetação do ator Claudio Lopes ( da Cia Quanta de Teatro) e trilha sonora original de Hermes Dias Brito. Informações sobre o Grupo Kino-Olho, vocês podem conferir em http://kinoolho.blogspot.com/

Abraços,
João Paulo Miranda Maria

siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe





Artigos da Revista do Cinema Caipira

A partir de agora (pelo menos uma vez por mês) estaremos publicando no blog artigos da Revista do Cinema Caipira, publicaremos os mais antigos e/ou que acharmos relevantes.
começaremos com o que é a essência do Cinema Caipira as ideias e um pouco de história do nosso grupo


UM CINEMA CAIPIRA
De J.P Miranda



    Aqui em Rio Claro, desde 2004 está nascendo um cinema local e regional, em que se forma jovens técnicos e críticos cinematográficos. Uma das principais parcerias que proporcionaram isso é a Cia. Quanta de Teatro, que oferece apoio para a produção de filmes e mantém o interesse de mergulhar num modo autêntico de interpretar a partir da própria cultura do interior paulista. Outra parceria que fortalece este nascimento cinematográfico é a TV Comunitária Cidade Livre, que oferece sua estrutura técnica para suporte de produção e difusão de nossos filmes. E por último há o cineclube CREC, que pertencente ao movimento internacional cineclubista incitou a criação deste grupo prático.
      Assim surgiu o momento propício para se criar um grupo de pesquisa e prática cinematográfica chamado KINO-OLHO, que se encontra semanalmente nas dependências do Centro Cultural Roberto Palmari com o intuito de criar uma responsabilidade conceitual, artística e cultural de se fazer cinema. Nestes encontros, além de se discutir a História do Cinema, o grupo realiza análises escritas e audiovisuais, como são vistas nos curtas do Kino-Olho (grande parte está disponível pelo youtube). Ali é o laboratório em que atores, técnicos e pesquisadores preparam seus projetos cinematográficos com a responsabilidade de se discutir os parâmetros atuais da arte, mas de maneira diferencial por ser influenciado pela cultura local. É um cinema caipira, em que suas estórias falam do mundo, mas com um sotaque próprio, uma cultura própria.
       Nós discutimos os problemas históricos, sociais e artísticos do país e do mundo, mas através de uma língua caipira, em que se valoriza o simples e o mínimo, provando que em tudo há uma poesia em potencial, pedindo para ser esculpida e se transformar numa obra de arte. Isto pode ser encontrado nas esquinas e bairros de uma cidade "caipira", precisando apenas da responsabilidade conceitual para se trabalhar este objeto. Não podemos nos sentir auto-suficientes de tal modo para ignorar as manifestações culturais da cidade para nos fecharmos em nossos próprios umbigos, querendo ser pseudocineasta, pois a História nos diz que o cinema não nasce daí. Antes de tudo o caipira é humilde e contempla o que há à sua volta, em sua casa, bairro ou cidade.
       O primeiro pacote de filmes 2006 e 2007 lançado no ano passado conta com dois longas ( O Alienista, Quieta Non Movere), dez curtas e um filme interativo (14-bis). E no ano de 2008 já foram produzidos cinco novos curtas em diferentes regiões e grupos da cidade (Liberdade de Viver, Liberdade de Escolha, Ista, Video art made in Sechiisland e Desbravadores da Assistência) que fazem parte de um projeto de difusão do saber cinematográfico para toda cidade de Rio Claro; também foi produzido o longa Guardador de Rebanhos que é apenas o primeiro do projeto Fernando Pessoa, em que estão sendo produzidos três filmes inspirados nos três principais heterônimos. Tudo isto foi feito em 2008, dando inveja a qualquer tentativa conhecida de cinema independente.

Revista do Cinema Caipira nº 1 Março de 2009


siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe





Filme ensaio



Filme ensaio realizado na última quarta-feira encontro do Grupo Kino-Olho. Atuação de Vinicius.

siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe




Revista Cinema Caipira de agosto


A revista Cinema Caipira ISSN 1984-896x, número 30, já está disponível para encomenda e download gratuito em diversos formatos. Neste mês contamos com os seguintes artigos;

“A Baixa tecnologia como materialização na representação audiovisual. Ruídos e hipertextos como sinalizações marcantes dessa materialidade.” de Wayner Tristão

“Lições de Limite para o NOVOCINEMANOVO”
do Movimento NOVOCINEMANOVO (Tau Tourinho, Grabriel Lopes Pontes e Lucas Virgolino)

“Blue Valentine: triste, reflexivo e profundamente humano” de Linda Catarina Gualda

“Cinema, Educação; O Manifesto Canibal e uma possível Pedagogia-da-Gambiarra” de Daniel Mittmann e Douglas Nechio

“A Boa Luta Perdida. As reminiscências dos veteranos da Brigada Abraham Lincoln no filme The Good Fight”
de Gabriel Lopes Pontes

OBS: Os participantes desta edição tem direito a uma revista, bastando enviar por e-mail seus endereços.

revista folheável para leitura online
http://www.readoz.com/publication/read?i=1040482#page1

revista para impressão em arquivo pdf
http://www.4shared.com/document/x_1CNoyF/Revista30_imp_.html?

clique aqui para saber como montar a sua com o arquivo pdf

arquivo ePub para leitura em celulares e tablets
http://www.4shared.com/file/eRkcs_aQ/cinemacaipira30_-_Grupo_Kino-O.html?

para encomendar a revista no valor de R$7,00 cada ou assinar a anuidade por R$50,00, envie e-mail para jpmiranda82@yahoo.com

siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe




Batalha da Amizade 2011



Documentário a respeito das batalhas de bboys em duplas de Hip Hop ocorridas no evento "Batalha da Amizade" na cidade de Rio Claro SP. Produção do filme do Grupo Kino-Olho e apoio da Prefeitura de Rio Claro.



siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe