Ezequiel


Link do filme https://vimeo.com/58365679


“Ezequiel”

O grupo Kino-Olho retoma suas atividades e produz seu primeiro filme de ficção do ano. "Ezequiel", roteirizado e dirigido por João Paulo Miranda Maria com a presença ilustre do ator Ilion Troya, do conceituado grupo nova iorquino The Living Theater
Esta companhia de teatro Off Broadway norte-americana foi fundada em 1947 por Judith Malina e o seu marido pintor/poeta, cenógrafo, diretor Julian Beck. Foi uma importante companhia do movimento contra participação norte-americana na Guerra do Vietnã, estimulando a desobediência civil, tendo sido considerada não grata pelo governo norte-americano na década de 1960. Luta pelo fim das fronteiras entre palco e platéia, das fronteiras entre arte e vida, e atores e público.
Julian Beck e Judith Malina estiveram no Brasil, ao início dos anos de 1970, trabalhando com o grupo Teatro Oficina. Uma de suas apresentações ocorreu em Rio Claro, quando Troya teve seu primeiro contato, do qual mantem até hoje, vivendo em Nova Iorque. Troya foi tema de um documentário do grupo realizado anos atrás, contando a importancia de sua trajetoria para a história cultural da cidade de Rio Claro (http://www.youtube.com/watch?v=MlbDyL6bzyw)

Logo o ator manteve contato com os membros do kino-Olho em suas visitas a cidade. Nestas conversas surgiu o esboço deste filme de ficção  produzido no mês de janeiro. A história do  curta-metragem retrata mais um personagem "caipira" de nosso cotidiano, podendo facilmente ser identificado pelo público como um religioso que bate de porta em porta num domingo de manhã. Porém no roteiro de João Paulo, o personagem se mostra muito mais complexo, tendo seus momentos de auto questionamento.
"São estes personagens simples, do dia a dia, que mais me fascinam a escrever estas histórias" confirma João Paulo. A estética do filme é baseada no “cinema caipira” defendido pelos membros do grupo Kino-Olho. Para João Paulo; o estilo busca pelo silêncio e simplicidade das tomadas evidenciar grandes conflitos pessoais. No filme também é notado mudanças de rítmos pela montagem e enquadramentos não convencionais, fazendo parte do propósito experimental e linguístico do Kino-Olho. As reuniões semanais do grupo começam a partir de 7 de fevereiro, em todas quintas-feiras das 18 às 21 horas no Centro Cultural Roberto Palmari em Rio Claro.


Stills do filme











Culto de Ifá

Grupo Kino-Olho realizou na noite de 19 de janeiro o documentário sobre o culto de "Ifá" no Templo de Umbanda "Vovô Serafim e Ogum Três Espadas" em Rio Claro. Atualmente o templo segue a religião dos orixás e dentre eles realizam o conhecido "culto de Ifá", que teve sua origem na Nigéria entre os Yorubas. Ifá é o nome de um oráculo africano, em que seus sacerdotes "babalawos" trasmitem seu conhecimento aos iniciantes.
Neste culto estiveram presentes os babalawos nigerianos numa comissão de onze africanos. Os babalawos são porta-voz do culto , mas sem entrarem em transe, cantam as músicas de cada orixá em sua linguá de origem. Para cada música os respectivos "filhos" do orixá se manifestam como sinal da fé. Entre a comissão estava Babalorixá Sikiru Salami, o simpático "Baba King", que usou da palavra para explicar sua religião, desmitificando preconceitos e ressaltando seu valor cultural.
O convite ao grupo surgiu de uma reunião com o "pai André",  responsável pelo templo,  possibilitando a oportunidade de captação de imagens e sons do culto. A intenção do documentário não foi de apenas registrar, mas captar sua atmosfera e êxtase da religião na expressão de seus discípulos em transe.


O link do filme https://vimeo.com/58073655























Universalhaço Paralelhaço



O grupo Kino-Olho fez presença no evento colaborativo Universalhaço Paralelhaço, que tem como objetivo ocupar a praça pública e fazer arte. O evento ocorreu no último sábado dia 19 de janeiro e esteve presente João Paulo Miranda, realizando um filme-ensaio em celular e Bruno Barrenha, realizando ensaio fotográfico com sua câmera analógica de 35mm. Esta é a segunda participação do Kino-Olho. Os dois filmes-ensaios realizados em ambos os eventos estão disponíveis nos links abaixo; e acima os cartazes.

Filme 1 https://vimeo.com/55235905

Filme 2 https://vimeo.com/57801475

Revista Cinema Caipira de janeiro.


A revista Cinema Caipira ISSN 1984-896x, número 47, já está disponível para encomenda e download gratuito em diversos formatos. Neste mês contamos com os seguintes artigos;


" A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo ”
de Rafael Spaca

" The kids are alright. Entrevista com a cineasta argentina Celina Murga ”
de Natalia Barrenha

" O cinema é a minha própria existência, eu sou um filme!”; a experiência e o experimento (auto)denominado Macedusss ”
de Daniel Mittmann


* Poster "Caged Bird".
de D




OBS: Os participantes desta edição tem direito a uma revista, bastando enviar por e-mail seus endereços.

revista folheável para leitura online
revista para impressão em arquivo pdf
clique aqui para saber como montar a sua com o arquivo pdf

arquivo ePub para leitura em celulares e tablets

 Para encomendar a revista no valor de R$7,00 cada ou assinar a anuidade por R$70,00, envie e-mail para jpmiranda82@yahoo.com

 siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe