Ezequiel


Link do filme https://vimeo.com/58365679


“Ezequiel”

O grupo Kino-Olho retoma suas atividades e produz seu primeiro filme de ficção do ano. "Ezequiel", roteirizado e dirigido por João Paulo Miranda Maria com a presença ilustre do ator Ilion Troya, do conceituado grupo nova iorquino The Living Theater
Esta companhia de teatro Off Broadway norte-americana foi fundada em 1947 por Judith Malina e o seu marido pintor/poeta, cenógrafo, diretor Julian Beck. Foi uma importante companhia do movimento contra participação norte-americana na Guerra do Vietnã, estimulando a desobediência civil, tendo sido considerada não grata pelo governo norte-americano na década de 1960. Luta pelo fim das fronteiras entre palco e platéia, das fronteiras entre arte e vida, e atores e público.
Julian Beck e Judith Malina estiveram no Brasil, ao início dos anos de 1970, trabalhando com o grupo Teatro Oficina. Uma de suas apresentações ocorreu em Rio Claro, quando Troya teve seu primeiro contato, do qual mantem até hoje, vivendo em Nova Iorque. Troya foi tema de um documentário do grupo realizado anos atrás, contando a importancia de sua trajetoria para a história cultural da cidade de Rio Claro (http://www.youtube.com/watch?v=MlbDyL6bzyw)

Logo o ator manteve contato com os membros do kino-Olho em suas visitas a cidade. Nestas conversas surgiu o esboço deste filme de ficção  produzido no mês de janeiro. A história do  curta-metragem retrata mais um personagem "caipira" de nosso cotidiano, podendo facilmente ser identificado pelo público como um religioso que bate de porta em porta num domingo de manhã. Porém no roteiro de João Paulo, o personagem se mostra muito mais complexo, tendo seus momentos de auto questionamento.
"São estes personagens simples, do dia a dia, que mais me fascinam a escrever estas histórias" confirma João Paulo. A estética do filme é baseada no “cinema caipira” defendido pelos membros do grupo Kino-Olho. Para João Paulo; o estilo busca pelo silêncio e simplicidade das tomadas evidenciar grandes conflitos pessoais. No filme também é notado mudanças de rítmos pela montagem e enquadramentos não convencionais, fazendo parte do propósito experimental e linguístico do Kino-Olho. As reuniões semanais do grupo começam a partir de 7 de fevereiro, em todas quintas-feiras das 18 às 21 horas no Centro Cultural Roberto Palmari em Rio Claro.


Stills do filme











Nenhum comentário:

Postar um comentário