Mais um prêmio para o Cinema de Rio Claro!

Val Morari, protagonista do filme.


Neste domingo, dia 3 de agosto, em São Paulo no Cine Olido, ocorreu a fase final do Mapa Cultural Paulista. Nesta ocasião foi anunciada a premiação para o filme rioclarense "Amor de Picadeiro". O Mapa Cultural é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

Entre os concorrentes, representando a região de Campinas estava a produção rioclarense "Amor de Picadeiro", dirigida pelo cineasta João Paulo Miranda Maria, coordenador do Grupo Kino-Olho. O filme foi realizado a partir do Edital Lab Cultura Viva, onde o Grupo Kino-Olho produziu junto ao Ponto de Cultura Novos Olhares, Ponto de Cultura Rio Claro, TV Cidade Livre, Cia. Tempero d'alma e Trupe Tá- Dá. A história do filme é sobre uma mulher barbada que trabalha num circo de interior e vive o dilema de tirar ou não a barba para conquistar o motoqueiro do Globo da Morte.


O Mapa Cultural Paulista seleciona os cinco melhores filme produzidos de cada edição para a publicação de um DVD especial a ser distribuído em todo Estado de São Paulo. Além do troféu o premiado recebe o "prêmio estímulo" no valor de R$2.000,00 reais e uma cota de DVDs para distribuição em sua cidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário