Encontro de Alberto Caeiro e Álvaro de Campos





Exibição do filme pela ELO COMPANY http://www.blinkxbrasil.com.br/eloplayer?bid=f0vMWrzH-ZpxivA7ZL0PKQ

O encontro entre Álvaro de Campos e seu mestre Alberto Caeiro agora é retratado em série do grupo Kino-olho e Cia. Quanta de Teatro. Neste quarto episódio, Álvaro visita o primo de um amigo, onde também está presente Caeiro. Logo os dois identificam o apreço pela poesia, Álvaro dispensa apresentações e já inicia uma profunda conversa com Caeiro. Através dos versos discutem questões ontológicas como o surgimento do mundo, Deus e a essência das coisas.
A profundidade dos temas discutidos revelam a complexidade de pontos de vista e filosofias distintas. Álvaro, poeta místico, é entusiasmado por seu mestre após este encontro, sua escrita é influenciada pelo objetivismo e simplicidade herdados deste contato. Segundo o próprio heterônimo, “O que o mestre Caeiro me ensinou foi a ter clareza; equilíbrio, organismo no delírio e no desvairamento…”
O roteiro, escrito a partir de trechos de poemas, é de autoria de Alyne Arins que arquitetou os versos para que eles dessem sentido à conversa e ao mesmo tempo revelassem quem são esses dois grandes heterônimos e principalmente o que os diferem. Realização Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Parceria Cia. Quanta de Teatro e Tv Cidade Livre.

créditos:

Produção: Grupo Kino-Olho/Cia. Quanta de teatro/TV Cidade Livre
roteiro: Alyne Arins
direção: JP Miranda Maria
produção de arte: João de Lima Neto
captação de som: Wal Morari
Alvaro de Campos - Jefferson Primo
Alberto Caeiro - Claudio Lopes
primo de Alvaro - Dan Prazeres
primo de Caeiro - João de Lima Neto

Um comentário:

  1. Que delícia ter achado este blog! Cheguei aqui através do Google... Procurava mais informações sobre o texto sobre o encontro de Álvaro e Alberto ("Notas para a Recordação de meu Mestre Caeiro"). Em breve volto para conferir estes e os outros vídeos disponibilizados.

    ResponderExcluir