A edição de novembro da revista Cinema Caipira (ISSN 1984-896), uma das várias atividades permanentes do grupo Kino-Olho em Rio Claro é lançada, e publica diversos assuntos pertinentes para o cinema nacinal e internacional. Entre estes está o artigo sobre o cinema trash e suas soluções para o cinema independente como é visto no artigo de Daniel Mittmann, em especial a partir do cinema dos brasileiros Petter Baiestorf e César Souza. O segundo artigo é da doutoranda Linda Catarina Gualda, uma das principais e permanentes contribuidoras da revista rioclarense. Neste mês ela nos trouxe dois artigos; um sobre a cineasta polonesa Agnieszka Holland e outro sobre o filme Germinal de Claude Berri. Tivemos a contribuição estrangeira do crítico espanhol Miguel Blasco com seu artigo a partir da entrevista com o genial cineasta Pere Portabella.
Uma participação também especial foi o artigo “Mathfest.ca: Prazer em Fazer Matemática” de Ricardo Scucuglia, Marcelo C. Borba e George Gadanidis; que descreve o inovador Math Performance Festival da universidade UWO Canada em que promove projetos educativos em matemática a partir da aplicação de artes. Exemplo desta idéia foi a oficina de cinema e matemática na escola municipal Marasca em Rio Claro através de Ricardo Scucuglia e João Paulo Miranda, também descrita neste artigo. E por último para fechar bem esta edição tivemos a continuação do romance “ROMEU, JULIETA & LA TIORTINA” de Gabriel Lopes Pontes, integrante do movimento NOVOCINEMANOVO em Salvador e companheiro de pojetos do grupo rio-clarense Kino-Olho.
A Revista Cinema Caipira também é uma realização Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro em parceria com a Cia. Quanta de Teatro e TV Cidade Livre. Os interessados em acessá-la ou encomendá-la deverão seguir as informações nos links abaixo:

1- “A libertação está nos equipamentos baratos e vagabundos de VHS, retomando a década de 1990 e o cinema trash nacional” de Daniel Mittmann
2-“AGNIESZKA HOLLAND: DIVERSIDADE E AUTENTICIDADE”de Linda Catarina Gualda

3-“GUERRERO DE LA VANGUARDIA Entrevista a Pere Portabella” de Miguel Blasco

4-“GERMINAL: DENÚNCIA, CRÍTICA E REFLEXÃO” de Linda Catarina Gualda

5-“Mathfest.ca: Prazer em Fazer Matemática” de Ricardo Scucuglia, Marcelo C. Borba e George Gadanidis

6-“ROMEU, JULIETA & LA TIORTINA” de Gabriel Lopes Pontes



Revista on line:

http://www.readoz.com/publication?i=1030866

Revista para impressão


http://www.4shared.com/document/3OG4sRVU/revistakino_novembro_2010_.html



instruções para a montagen da revista
http://kinoolho.blogspot.com/2009/10/montagem-da-revista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário