Culto de Ifá

Grupo Kino-Olho realizou na noite de 19 de janeiro o documentário sobre o culto de "Ifá" no Templo de Umbanda "Vovô Serafim e Ogum Três Espadas" em Rio Claro. Atualmente o templo segue a religião dos orixás e dentre eles realizam o conhecido "culto de Ifá", que teve sua origem na Nigéria entre os Yorubas. Ifá é o nome de um oráculo africano, em que seus sacerdotes "babalawos" trasmitem seu conhecimento aos iniciantes.
Neste culto estiveram presentes os babalawos nigerianos numa comissão de onze africanos. Os babalawos são porta-voz do culto , mas sem entrarem em transe, cantam as músicas de cada orixá em sua linguá de origem. Para cada música os respectivos "filhos" do orixá se manifestam como sinal da fé. Entre a comissão estava Babalorixá Sikiru Salami, o simpático "Baba King", que usou da palavra para explicar sua religião, desmitificando preconceitos e ressaltando seu valor cultural.
O convite ao grupo surgiu de uma reunião com o "pai André",  responsável pelo templo,  possibilitando a oportunidade de captação de imagens e sons do culto. A intenção do documentário não foi de apenas registrar, mas captar sua atmosfera e êxtase da religião na expressão de seus discípulos em transe.


O link do filme https://vimeo.com/58073655























5 comentários: