Oficinas de vídeo no Terra Nova.

No mês de março o Grupo Kino-Olho esteve presente no Centro Social Claretiano, realizando mais duas oficinas intródutorias de audiovisual junto as crianças do bairro Terra Nova. A Oficineira foi Cláudia Seneme do Canto, cineasta do Grupo Kino-Olho desde 2009. A atividade foi direcionada a duas turmas, com 20 alunos cada, entre 9 a 12 anos de idade. Para realização o grupo conta com apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro SP.

A Oficina Introdutória visa uma democracia do uso do audiovisual como ferramenta de expressão e narrativa do cotidiano. Aos alunos são apresentados os primeiros passos para se produzir um video, relatando suas realidades e visões de mundo. No período de um mês eles conhecem as técnicas  básicas, escrevem o próprio roteiro, organizam e realizam seu próprio filme. Além de poder agendar uma exibição exclusiva do material aberta aos moradores e familiares da região.

O convite para realização destas oficinas partiu da escritora Sandra Baldessin, que junto a outros amigos organiza o grupo "amigos da leitura" no interesse de auxiliar as crianças do bairro Terra Nova no processo de aprendizagem e leitura. Este grupo já realizou dois grandes eventos no bairro sob o título "Natal com Histórias", onde o Kino-Olho esteve presente em sua segunda edição.

Uma das turmas explorou como tema o próprio universo do cinema. O vídeo "A Gravação" mostra o ambiente de uma filmagem, onde cada integrante discute suas funções e a melhor forma de abordar um tema proposto. Para Claudia "... isso serviu como um elemento de aprendizagem para entender como se organiza uma equipe de cinema, caso contrário não teriam referência para a atuação". Link para assistir este vídeo http://youtu.be/axTtyQ-0bvg

A segunda turma escolheu a poluição como tema principal. A história do vídeo "Um projeto contra a poluição" discute o ato de clolocar cartazes no mural sobre como cuidar do meio ambiente, porém, havendo crianças que rasgam os mesmos e sujam o pátio. Nesta realização os alunos se intercalavam para cumprir os papeis frente a câmera e atrás dela. Link para assistir este vídeo http://youtu.be/I_gw3sbYimg

As Oficinas introdutórias são oferecidas gratuitamente no município de Rio Claro, voltado para Escolas, Entidades e Centros Comunitários. O agendamento é feito com a Fernanda ou João Paulo pelo telefone (19)98597363.

Fotos dos bastidores:














Nenhum comentário:

Postar um comentário