Sessão de Cinema emociona no Dia das Mulheres.


O Projeto Kino Olho realizou uma sessão de cinema com temas voltados às mulheres: História da 3ª Idade, Dona Olga, Matuto e O Tamoyo. Os filmes são produzidos pela equipe do Projeto Kino Olho e tem como base relatos de vida de moradoras de Rio Claro.
Tereza Moreira dos Santos (65) comenta sobre a importância de comemorar o Dia Internacional da Mulher: “Nós mulheres batalhamos muito para conquistar espaços na sociedade e isso tem que ser comemorado. Os filmes são realistas e têm como base histórias que nos emocionam, mostrando o quanto é difícil para mulher conquistar seu lugar na sociedade”.
Claudia do Canto, representando a equipe Kino Olho, fala sobre a importância de se trabalhar o tema por meio dos filmes: “Com os filmes trazemos relatos de experiências de vida importantes para cultura e para cidadania”.
A coordenadora do CRAS Jardim Panorama, Ieda Gomes, fez a abertura do encontro com explicações de como a mulher vem ganhando seu espaço ao longo do tempo e os motivos que tornaram esse dia tão especial: “O Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das mulheres no século XX por melhores condições de vida e trabalho, e é papel do CRAS orientá-las para fazerem valer seus direitos”.
Ieda fala sobre a importância de desenvolver esse tipo de atividade junto à comunidade. “Buscamos informar os usuários do CRAS, em parceria com a Secretaria da Cultura, sobre o que é oferecido gratuitamente na área cultural”.
Sobre o CRAS
Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro, o CRAS Panorama atende aproximadamente 250 famílias por mês. A maior demanda vem das mulheres, pois elas têm dentro da família mais iniciativa para procurar ajuda.
O CRAS Panorama atende os bairros Alto de Santana, BNH, Bairro Serra D’Água, Chácara Vicentina, Granja Regina, Jardim Araucária, Jardim Azul, Jardim Boa Vista, Jardim Bom Retiro, Jardim Cidade Azul, Jardim Karan, Jardim das Paineiras, Jardim Panorama, Jardim Bela Vista, Jardim Fazendinha, Jardim Figueira, Jardim Paulista II, Jardim Santa Elisa, Jardim Santa Maria, Matheus Manieiro, Parque Universitário, Recanto Paraíso, Recanto Verde, sítios do final da Rua Jacutinga, Vila Olinda, Vila Santa Cruz, Vila Santa Elisa e Wenzel.
Assim como os demais seis CRAS instalados no município, é uma unidade pública municipal da política de Assistência Social e tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais. É a principal porta de entrada ao Sistema Único de Assistência Social.
O CRAS Panorama atua com uma equipe composta por um coordenador, um psicólogo, duas assistentes sociais e equipe de apoio, e desenvolve o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários; a inclusão de famílias em programas de transferência de renda; inclusão de famílias na rede socioassistencial. Também faz encaminhamento para emissão de carteira do idoso para transporte interestadual; orientação e encaminhamento para inclusão de pessoa com deficiência e pessoa idosa no BPC – Benefício de Prestação Continuada; e presta orientação e faz encaminhamento à rede de serviços municipais.
O CRAS Panorama atende de segunda a sexta-feira, das 8 às17 horas na Rua 15 nº 360, entre avenidas 36 e 38, no bairro Jardim Wenzel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário