Um ensaio para o primitivo

Na última semana o grupo Kino-olho realizou o filme ensaio "óculos" ou "27-2-14". Este filme ensaio foi escrito por Rogério Borges, com atuação de Claudia Seneme do Canto e Val Morari. Basicamente a história relata a situação de uma cega estar vendendo óculos. Para isso Borges trouxe um isopor e óculos dele e da equipe. Estavam presentes na realização João Paulo Miranda Maria, Bruno Barrenha, Thiago Ribeiro Pereira, João Vitório e Ana Paula Rodrigues Duckur.

Logo de início a Ana Paula deu iniciativa e procurou dar um estilo próprio ao modo de colocar os óculos e na escolha do figurino da Claudia, utilizando do acervo da Cia. Tempero D'Alma. Na iluminação pensamos em simplesmente criar uma iluminação que simulasse um poste sobre a personagem, criando sombras e contraste.

Destaco a questão da atuação, pois antes de começarmos as filmagens deste exercício, eu cheguei a mostrar o livro "Arte conceitual" de Paul Wood. Neste livro que explica a história da arte conceitual, procurei nos focar sobre as performances e também refletir a respeito de nossa recente produção junto ao artista local José Roberto Sechi.

Neste sentido chegamos a falar sobre um "primitivo" no sentido de almejarmos em nossa cena uma presença da personagem que fosse mais minimalista e física. Além disto poder passar um determinado conceito ou conflito, aprofundando na sensibilidade de uma cega estar vendendo óculos. Assim conversamos sobre outras referências estéticas e começamos mais um filme ensaio.

Para isso o objetivo maior não poderia ser contar a história de uma cega, mas sim se aprofundar muito mais numa determinada situação ou dispositivo. Neste ponto decidimos tocar numa certa estranheza para provocar uma outra relação, que saísse do convencional. A Claudia, portanto, acabou fazendo suas falas de forma como um "mantra" e repetindo várias vezes a fala de "óculos", que ao mesmo tempo serviria para anunciar a venda e para trazer novos sentidos na maneira da fala.

Novamente resolvemos produzir a partir de apenas um celular, trazendo a dificuldade de conseguir iluminar adequadamente devido a deficiência na resolução. No momento de gravarmos, Ana Paula me atentou para a imagem da formação das astes dos óculos, logo atrás do isopor. A imagem estava tão interessante que acabou virando um plano para o ensaio.

Uma outra situação foi a chegada inesperada de Val Morari, que estava se preparando para um baile de carnaval na cidade. Aproveitamos sua presença para ser a compradora de um par de óculos, contracenando com Claudia. No final o filme foi editado pelo próprio celular e compartilhado no link abaixo. A produção faz parte do projeto Difusão Cinematográfica, apoiado pela Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro.

https://vimeo.com/87877134












Nenhum comentário:

Postar um comentário