Filme de Rio Claro no Festival de Cannes!




Não é de hoje que o Grupo rio-clarense Kino-Olho vem trazendo grande notoriedade sobre seu método de produção no interior. Nos últimos anos o grupo além de ser selecionados em muitos festivais também chegou a ser tanto premiado no exterior como no Brasil. Agora um de seus filmes chegou num dos maiores, se não o maior, Festival Internacional que se tem notícia; o de Cannes na França. O curta-metragem de 13 minutos “Ida do Diabo” foi selecionado para o Festival de Cannes 2014 para a Mostra Court Métrage Short Film Corner. O objetivo desta mostra além de exibir o filme, almeja introduzir novos talentos no mercado cinematográfico internacional. Os realizadores serão entrevistados e apresentados a produtores e distribuidores interessados em parcerias para próximos projetos. 

João Paulo Miranda Maria, diretor deste filme e responsável pelo Kino-Olho, estará no Festival, onde fará parte das Conferências, Mesas de debates e reuniões individuais com produtoras internacionais. Segundo o Festival de Cannes, a mostra de curtas metragens beneficia os novos talentos, divulgando seu potencial e buscando oferecer recursos aos realizadores para prepará-los para a produção de longas metragens. Os diretores dos filmes selecionados terão prioridade na participação de toda programação do Festival de Cannes.

O filme “Ida do Diabo” é inspirado na Obra "O Mestre e Margarida" do escritor russo Mikhail Bulgakov, relatando a vinda de um estranho sujeito numa noite boêmia de Moscou, quando encontra dois artistas discutindo sobre a existência de Jesus Cristo. Este curta contou com a atuação do artista multimídia José Roberto Sechi, João de Lima Neto da Cia. Tempero D’Alma, Laura Rodrigues Alves da Cia. Moscas Volantes e Arenques Voadores. Na equipe tivemos a contribuição de, Léo Bortolin (captação e edição de audio), Bruno Barrenha ( assist. de som), Diego Martinez e Hermes Dias Brito (trilha Sonora), Thiago Ribeiro Pereira e Lucas Vieira ( assist. de fotografia) e Claudia Seneme do Canto (responsável pela inscrição de filme no festival). A produção teve apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro, da Cia. Tempero D’alma e da Sechiisland.

Para João Paulo esta conquista vem de encontro com a profissionalização do grupo rioclarense, provando a capacidade do interior em produzir filmes de qualidade. Este filme se coloca como mais uma das fortes realizações deste movimento cinematográfico no interior de São Paulo, conhecido como o Cinema Caipira. Para os integrantes do grupo Kino-Olho, a viabilidade de suas obras está no momento em que se procura no cotidiano caipira, as equivalências dramáticas contidas em obras escritas distantes dali, como o caso do escritor Bulgakov. Apenas se torna possível realizar tal produção, quando o grupo não imita um estilo ou vertente, trocando os elementos de outra cultura pelos mais próximos e conhecidos no interior. "A nossa Moscou é diferente" diz João Paulo "... e precisa ser adaptada para o rítimo e ambiente do interior de São Paulo, local em que os artistas participantes moram e fazem suas artes". Agora João Paulo busca parcerias no Brasil para lhe ajudarem nas despesas da viagem. Os interessados em ajudar ou mesmo propor parcerias de apoio podem entrar em contato direto com João Paulo através do celular (19)998597363 ou e-mail jpmiranda82@yahoo.com

3 comentários:

  1. não rola de tentar um catarse?? tem que ter uma boa divulgação, dar tempo para o pessoal contribuir, pedir quantias baixas etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma de nossas idéias, porém no momento aguardamos a posição do poder público que tenta buscar outra forma direta de apoio. Cson contrário iremos buscar outras alternativas. Muito obrigado!

      Excluir