Cine-poema

Apresentamos no evento promovido pelo grupo Auê de Cultura e Arte, no dia 18/04/2009, o trabalho "Cine-poema". O vídeo (Cine poema # 1) pode ser conferido no próprio blog, já o CD com o Encarte (Cine-Poema # 2) pode ser adquirido pelo e-mail jpmiranda82@yahoo.com ou pelo celular (19)96843064 (João Paulo Miranda Maria).

Uma breve explicação sobre o processo de criação:

"O trabalho partiu da intenção de unir imagem e palavra buscando manifestar novas releituras sob uma perspectiva de inversão de função de cada linguagem que se desprendessem de conceitos usuais utilizados para interpretar poesia e cinema, ou seja, que a palavra pudesse ser entendida enquanto imagem e a imagem enquanto palavra.
Afinal, o que estávamos buscando era traduzir a palavra e a imagem para que seus sentidos não se restringissem apenas ao modo convencional, aquilo que já conhecemos de cada uma delas e que já estamos habituados a compreender. A questão que orientou nosso trabalho era justamente essa: por que a palavra não pode ser vista como imagem já que ela própria é forma, e/ou por que a imagem não pode ser lida como palavra se ela transmite um significado?
...
Entretanto, tínhamos pensado em criar essa releitura dentro da imagem (cine-poema # 1), o que evidentemente potencializou sua força mesmo enquanto palavra. Por isso também resolvemos criar o cine-poema apostando na idéia de que a imagem se apoiaria no papel se desvinculando da imagem cinematográfica (cine poema # 2). Se a questão era justamente provar que tanto uma como a outra poderia ser entendida sobre domínios contrários, então decidimos transpor as duas linguagens em seus “meios” opostos.
A partir desse princípio, surgiu outro ponto que ainda não tinha sido refletido e por isso não pensamos anteriormente em incluí-lo no nosso propósito original: já que também queríamos lidar com imagem enquanto palavra, por que não colocá-la em papel? ..."

Fernanda Tosini

O texto completo será publicado na próxima revista de Cinema Caipira do grupo Kino-olho, no mês de maio. A revista também pode ser adquirida pelo endereço de e-mail e celular citados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário