A verdade em cena

Cinema direto e Cinema verdade

Segue abaixo alguns trechos do artigo publicado na revista de Cinema caipira do grupo kino-Olho(mês de abril). O artigo completo pode ser lido somente na revista. A revista não é distribuida em postos de venda, portanto para adquiri-la é preciso pedir por e-mail (jpmiranda82@yahoo.com) ou pelo celular (19)96843064 (João Paulo Miranda Maria).

O interesse pelo tema surgiu após o primeiro encontro do grupo Kino-Olho, em que o assunto trazido pelo diretor JP Miranda referia-se à introdução do Cinema Direto e Cinema Verdade.

"...
Refiro-me ao cinema direto e ao cinema verdade, importantes e distintos estilos de documentários modernos introduzidos no período pós segunda guerra. Ambos foram influenciados pela inovação tecnológica da época, com o surgimento das câmeras portáteis mais leves e menores e o som direto (gravador Nagra), o que possibilitou o desenvolvimento deste tipo de filmagem.
O mundo passava por mudanças consideráveis, o que desenvolveu o cenário ideal para um caráter inovador de percepção do cinema: guerra fria, manifestações contra a guerra do Vietnã, feminismo, questionamento do papel da mulher na sociedade, etc. Daí a necessidade de capturar lances extraordinários que delatavam todo um contexto e enfrentamento da sociedade daquela fase.
Porém, os estilos apesar de terem se iniciado na mesma década, possuíam algumas diferenças. A mais significativa entre cinema direto e verdade é que o primeiro defende a não intervenção no processo de filmagem, pretendendo uma reprodução direta da realidade sem moldá-la, como se as cenas e os personagens não estivessem sendo flagrados sob o olhar de uma filmadora. Resumindo, a câmera em função dos personagens e não o contrário.
Já o cinema verdade baseia-se nessa interferência marcada por diálogos ou entrevistas entre diretor e personagem, priorizando a singularidade do momento em desempenho da objetividade. Esse estilo cria a “realidade fílmica”, ou seja, uma realidade designada para a câmera, que, de certa forma, interfere na verossimilhança do caso retratado.
O cinema direto e o cinema verdade se inserem na história do documentário moderno e do cinema como um todo e mantém relações de tentativas e conquistas com o cinema precedente ao seu nascimento. Algumas características desses estilos significaram rupturas ou renovações em relação às peculiaridades do marco do cinema mundial, mas para entender o que foi conservado e o que foi extinto em relação ao cinema antecessor desses estilos aqui abordados, seria preciso antes de mais nada conhecer uma parte da história anterior e distinta a esta.
..."

Fernanda Tosini

Nenhum comentário:

Postar um comentário