Técnica versus inspiração

O artigo abaixo foi publicado na edição de abril da revista de Cinema Caipira do grupo Kino-olho. O texto pode ser conferido na íntegra somente pela revista, para adquiri-la é necessário solicitar a revista por e-mail (jpmiranda82@yahoo.com) ou pelo celular (19)96843064 (João Paulo Miranda Maria)

O tema surgiu a partir de uma discussão num dos encontros do grupo Kino-Olho (realizados toda quinta-feira as 19h junto com o grupo Cia Quanta de Teatro) em que falávamos à respeito do processo artístico de criação.

Dois conceitos opostos que se completam
"...
A técnica racional exerce uma função auto-corrigível, pois apura a criação, ela é originalmente um saber fazer que caracteriza a presença de uma tradição humana de aperfeiçoamento. A palavra técnica se origina do grego techné cuja tradução é arte. A técnica, portanto, confundia-se com arte, tendo sido separada desta ao longo da história. Enfatizo, tendo sido separada...
Apenas gradativamente, sobretudo depois do Renascimento, estabeleceu-se essa distinção. A cultura latina traduziu techné por “technica”, atribuindo a essas expressões (tecnica e arte) domínios distintos e associando a arte mais com inspiração que com a técnica em si.
Por isso, acredito sim que a tecnica é essencial para a solidificação da arte, mas a partir de um conceito reformulado e moderno que difere tecnica de arte, claro que, sem desmerecer a técnica da arte e sem acreditar numa arte sem técnica. Creio que o “tecnicismo” de um processo artístico como unica justificativa de arte, anularia sua “arte” como essencia e consequentemente, o artísta preso à tecnica, limitaria a inspiração livre.
..."

Fernanda Tosini

Nenhum comentário:

Postar um comentário