Criação de Cenas

Todas as cenas do projeto maria preta dentro da oficina kino olho foram criadas pelos próprios atores, e eu sempre tive a curiosidade de saber qual é o processo de criação das cenas.
Para saber sobre esse processo eu comecei a participar do grupo Quanta, primeiramente para ver de fora a criação das cenas, e talvez participar de uma cena (o que no final acabou acontecendo). Só com a participação é que tive a idéia real de como a cena é feita.
Fiz a cena com a Branca (atriz que também participa do grupo Quanta), no inicio começamos a pensar nos personagens (não sei se fizemos certo), mas não chegamos a “lugar nenhum” tínhamos uma idéia até que bem consistente (na minha opinião) dos personagens, porém a cena não saía.
Decidimos então fazer o inverso criamos a cena e depois os personagens, depois de alguns encontros tinhamos a certeza de que a cena estivesse pronta, mas nos enganamos completamente.
A cena que criamos acabou durando muito pouco e como eles dizem lá a cena ficou “oca”.
Com a ajuda do Jeferson (diretor do grupo Quanta) começamos a criar (ou recriar) os personagens e a cena.
No final a cena mudou completamente, isso antes de começarmos a filmar.
No dia da filmagem verificou-se que havia muitos elementos em cena, que podia atrapalhar a própria cena apesar de usarmos todos os elementos, resultado: a cena mudou novamente, desta vez foi mais “tranquila” já que tinhamos em mente os personagens.
Durante as filmagens não fiquei tranquilo em nenhum momento, em varias situações eu estava no automático (fazia os movimentos sem pensar), no total filmamos umas 5 vezes e no final deu certo(pelo menos foi o que disseram rs).
Para ver o resultado dessa cena clique aqui.

Um comentário: