Apresentação no Sesc Piracicaba

O cineasta João Paulo Miranda, diretor do grupo kino-olho, foi convidado para palestrar ontem no Sesc Piracicaba. A apresentação fez parte do Evento "Identidade Caipira" em celebração às atividades artísticas que acontecem no interior paulista, como forma de incentivar iniciativas que visam preservar as raízes regionais.
O cineasta J.P. Miranda apesar de ter se formado na capital carioca optou por fazer cinema em Rio Claro, pequena cidade do Estado de São Paulo. Apesar de ter nascido em Porto Feliz, é rio-clarense por criação e faz questão de valorizar a identidade do meio em que vive.
Esta é uma forte característica do seu trabalho, o que contribui para a definição do seu estilo, já que ele defende um cinema de autor em que a linguagem cinematográfica é utilizada como forma de expressão universal (no sentido de que pode ser interpretada em diferentes leituras) e dialeticamente individual (pois se trata da visão do autor sobre determinado evento).
O grupo kino-olho também tem a preocupação coletiva de valorizar o cotidiano do interior em suas produções. Não só o diretor, como os outros integrantes buscam como fonte de inspiração elementos que estão próximos da realidade vivida por eles enquanto moradores de uma cidade paulista.
Buscamos aprimorar a essência do nosso trabalho a partir da observação das “pequenas coisas” que estão ao nosso lado, é como se ir ao supermercado, por exemplo, fosse como abrir um livro, temos que olhar com atenção, pois é também um momento de estudo, o estudo da vida, afinal não sabemos o que pode acontecer a qualquer momento e se não olharmos para as coisas, nunca saberemos.
Bom, acho que acabei me dispersando um pouco do assunto inicial... Enfim, agradecemos o Sesc pela oportunidade e principalmente, não apenas pelo fato de ter convidado o João Paulo para falar de sua obra e do grupo, mas porque se o convite foi feito, significa que nosso olhar está sendo acompanhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário