Bateria Universitária é destaque em documentário

O grupo Kino-Olho produziu um documentário sobre as baterias universitárias no Interbatuque 2011. As entrevistas revelam o engajamento dos alunos em relação a prática das baterias. Os próprios jurados também participaram da entrevista confessando a grande inovação e criatividade nos grupos. A pesquisa é de Rogério Borges, mestre da bateria "Porcaria"da Unesp Rio Claro e participante das oficinas do grupo Kino-Olho. A cultura do carnaval transcendeu o gosto popular no que diz respeito às baterias, tornando-se algo que resiste ao longo do ano também, e não somente no período pré-carnavalesco.
O objetivo da pesquisa de Borges é mostrar as baterias de samba por todo o Brasil, sendo elas pertencentes a escolas de samba ou não, mostrando triagens, aulas, ensaios, bastidores, preleções e tudo que envolva esse meio.
O documentário em questão foi realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no INTERBATUC, competição universitária que visa integrar as diversas baterias de diferentes regiões. Existem mais 3 competições desse tipo no estado: o Desafio de Baterias INTERUNESP, BALATUCADA e Desafio TUSCA.
A Bateria Porcaria foi fundada em 2006 pelo César Noda e Guilherme Zaros, hoje mestre da Bateria da Escola A CASAMBA, de Rio Claro-SP. "Somos uma das mais novas baterias universitárias, e em nosso breve currículo temos nossas melhores colocações em 2008, com o segundo lugar, e em 2010, com o terceiro lugar, ambas no Desafio de Baterias INTERUNESP" comenta Borges.
A barreira entre as escolas de samba e as baterias universitárias tende a diminuir cada vez mais, pois como disse o Mestre Mi no documentário “o samba precisa de novas caras”, e estamos sempre prontos para mostrarmos nosso trabalho e “dar a cara a tapa”. O resultado pode ser conferido no link http://vimeo.com/28622129






siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário