Superar na Vida

Todos nós precisamos saber conviver com nossos problemas, muitos deles são de simples solução, mas não é sempre assim. Há muitos exemplos de superação, mas que são pouco notados em nosso dia a dia. A veracidade de fatos reais é algo delicado e bastante difícil de se captar em imagens e sons. Ao iniciar mais uma oficina na Escola CAIC, o grupo Kino-Olho se deparou com histórias inspiradoras e comoventes, como a de Jorge, que fora dependente de drogas por 36 anos e a de Regina, portadora do HIV.
A oficina ocorreu no mês de agosto com alunos da sexta série do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da Escola CAIC, no Jardim Guanabara. A oficina integra o projeto "Difusão Cinematográfica", oferecido gratuitamente ao município. Na oportunidade os alunos aprenderam conceitos básicos do audiovisual na própria prática. Além deste conhecimento os alunos também se tornaram o próprio "alvo" da câmera, pois logo a paritr do primeiro encontro, o coordenador da Oficina João Paulo Miranda Maria se deparou com histórias pessoais muito comoventes e dramáticas. O que unia todas estas histórias era a própria vontade de superação. Pois como a própria professora da turma gosta de dizer: "Eu dou parabéns aos meus alunos logo na primeira aula, pois eles estão retomando suas vidas". Assim para a grande maioria o EJA é uma segunda oportunidade para mudar o futuro. Alguns dos alunos são adolescentes que apenas perderam alguns anos, mas a maioria são pessoas que deixaram de estudar há dezenas de anos e por motivos muito fortes. Todos os alunos quiseram contar suas histórias, e a cada nova narrativa a turma silenciava em comoção.
Após este punhado de relatos a idéia do documentário partiu dos próprios alunos. Alguns preferiram não serem gravados, mas a maioria se mostrou corajosa e disposta a colocar sua biografia para inspirar e mudar a vida de outros que assista ao filme. O espectador poderá conferir a simplicidade e a fibra de pessoas humildes que lutam de todas as formas para recuperar suas vidas e nos dar exemplos de determinação... O resultado pode ser conferido no link abaixo.

http://vimeo.com/29020688


















siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário