(poster filme-ensaio 7-3-13)
Dia 7 de março de 2013, no encontro semanal do Grupo Kino-Olho produziu-se mais um filme ensaio a respeito dos pensamentos do cineasta Robert Bresson através de seu livro "Notas sobre o Cinematógrafo". A atuação contou com Laura Rodrigues Alves e Larissa Carneccine.
Ação sugerida pela dupla buscava uma relação entre duas personagens em cena, onde em certo momento suas ações eram trocadas e finalizada com a morte de uma delas. Esta receita trágica trouxe o desafio ao grupo de poder construir pela mise-en-scène ações singelas e discretas. Cada expressão demasiada tornaria redundante, lembrando dos ensinamentos de Bresson: "Quando um violino dá conta, não use dois".
Nesta intenção busquei, mesmo com o pouco tempo, em não ressaltar e apenas dar uma impressão "neutra" cheia de possibilidades... O primeiro plano é lateral revelando a figura interpretada por Laura e que depois, justo ao meio do filme, o enquadramento é repetido, porém com a personagem de Larissa. Esta formação à primeira vista, surge como se o plano fora repetido e que as duas personagens seriam a mesma; impressão desejada por mim desde o início. Lembrando que o objetivo original é a troca das personagens. Em outros momentos esta sensação repete, por exemplo com a ação invertida do cobrir/descobrir o véu.
Adiante destaco um momento curioso, produto da edição e não do momento de captação. Quando a personagem de Laura após ter seu véu retirado, lentamente coloca sua mão sobre a boca da outra, começando uma cena de sufocação. Se continuasse a usar deste plano teria a reação de satisfação de Laura agredindo-a, o que para mim não era desejada, ainda mais pensando na pouca expressão amejada por Bresson. Desta maneira lembrei-me de outro plano; um close de Laura ainda fumando num olhar sereno e sem expressões a mais... Pronto. Bastou no momento do sufoco cortar para o close.
O espectador verá que mesmo assim, diante o close de Laura, pequenos detalhes sugerem uma leve reação da personagem, mesmo agora sabendo que no close a Laura estava imóvel.... "Sugestão" é o melhor ingrediente ao espectador, e não revelar a ele uma reação pronta, diminuindo o leque de interpretações possíveis.
Basta lembrar das frases de Bresson no diálogo:
"Todo movimento nos descobre... mas só nos descobre se for esperado"
Curiosidades a pensar:
* o olhar em lagrima de Larissa no plano do batom.
* o silêncio da segunda parte.
* cortes descontínuos.
* o gesto da palma de Laura mais como ritual do que uma ação natural.
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