Filme ensaio 14-03-13

                                                      (cartaz do filme ensaio)

A frase de Robert Bresson: "Montar e remontar até a intensidade" foi a utilizada para a realização de mais um filme ensaio nas reuniões semanais do grupo Kino-Olho. Desta vez o ator que submeteu a performance foi o jovem Jonata de Jesus. Como um primeiro passo foi sugerido a ele uma ação repetitiva, usando um bloco de madeira que estava na sala de cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

Este bloco serveria para que a personagem entrasse em contato com algo simples e pesado. Suas ações se resumiam a virar o bloco em diferentes lados. Uma ação braçal para que o ator simulasse uma rotina de movimentos e trabalho. Sua procura ou descontentamento em encontrar a forma correta foi o conflito do filme ensaio que João Paulo fez.

Cada um dos integrantes do Kino-Olho traz sua própria câmera, na maioria das vezes um dispositivo portátel como celular. A intenção é que todos demostrem suas impressões particulares através da frase de Bresson, podendo criar e reformular cada ação da personagem. Nos filmes ensaios os roteiros não estão prontos.

Num primeiro momento o grupo se reune para discutir questões teóricas, como a importancia de se ter uma estética particular e dialogar com grandes nomes de vanguardas. Não basta fazer algo "legal" e que apenas diverte a platéia, e sim a busca de uma postura original atrás das câmeras. Desde a decupagem, com as escolhas de planos e pontos de vistas até o trabalho minucioso da contrução de uma mise-en-scène. Assim o momento prático do encontro é onde se concretiza a real reflexão a respeito.

Outros filmes ensaios realizados pelos integrantes do Kino-Olho podem ser vistos no grupo virtual do facebook, onde estão os links e a continuação das discussões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário