A procura da atuação

O grupo Kino-Olho iniciou há uma semana atrás um novo processo de ensaios cinematográficos, voltadas para a interpretação para o audiovisual. Neste caminho contaremos com alguns atores participantes das reuniões semanais como Larisa Carneccine, Jonata de Jesus, Tarcísio Silva e alguns alunos do curso de teatro ministrado pela Cia. Tempero D'alma. Uma das colaborações nos últimos filmes ensaios é de Ana Paula, formada em Moda, que se responsabiliza pelo conceito dos figurinos em cena.

Na semana retrasada, no dia 15 de agosto a cena improvisada foi elaborada na sala de cinema do Centro Cultural durante o momento de reforma da mesma. Assim, pedaços das poltronas antigas e ferramentas no local serviram de apoio de cena para a improvisação.

Com os atores Jonata de Jesus, Larissa Carneccine e Sônia Elisabete Miranda Maria surgiou o filme ensaio "SAGRADO". Este foi inspirado por um haikai de Millôr Fernandes apresentado por Bruno Barrenha:

"O veludo
   tem perfume
    mudo."

A partir dele planajou-se uma cena em que a personagem de Larissa caminha, explorando as texturas dos objetos deixados pela reforma. Entre estas madeiras e ferramentas ela cria uma relação de ritual, testando os sons produzidos pelo contato dos mesmos. Desta forma, como algo sagrado, a personagem aproxima de outras duas figuras: uma senhora com expressão compenetrada, quase rezando e um outro exótico em que apenas havia pêlos e fios.

Logo surgiu o nosso interesse de elaborar uma comunicação entre eles. Uma das maneiras era explorar o som emitido por eles como se fizessem parte de uma oração. Esta exploração do som serviu como válvula de escape para as personagens se expressarem mais livremente, sem receio sobre o ridículo ou dar uma lógica clara aos diálogos.

Um dos objetivos deste processo de interpretação é deixar claro que o ator precisa ter uma postura nova em que cada gesto e sentimento expresso seja espontâneo e imprevisível. Precisamos fugir das ações e reações óbvias para termos a complexidade necessária para contarmos os dramas reais que estamos cercados.

Abaixo algumas fotos do filme e aqui o link para assistir http://vimeo.com/72620949






Já nesta última quinta-feira, dia 22 de agosto, o Grupo utilizou apenas a Larissa e o Jonata como protagonistas. Diferente dos ensaios anteriores, quando era improvisada uma cena/situacão no próprio encontro; este possuia um roteiro de uma página escrita por João Paulo Miranda Maria. Agora tinhamos uma história simples com uma certa compreensão mais clara do que os exercícios anteriores, que apenas almejavam recriar uma atmosfera específica.

O filme ensaio "PALAVRA" narra um encontro entre uma admiradora da arte literária com um suposto escritor, despojado de engajamento, idealismo ou técnicas literárias. Este encontro disiludido entre as personagens precisaria ficar claro pelas interpretações, que ao mesmo tempo são sutís e complexas.

Uma dificuldade simples que surge quando se tem um roteiro é a presença dos diálogos legíveis e não apenas sons incompreensíveis como o primeiro. Agora os atores precisariam ao mesmo tempo conotar o conteúdo do diálogo como o fazer aparecer de forma espontánea, fresca no momento da ação.

Este domínio do ator sobre estes movimentos surge com a experiência e não é compreendida de maneira rápida ou em poucas palavras. Exige estudos e prática. Os interessados em participar deste processo podem comparecer em algum dos encontros semanais de quinta-feira às 18:30 no Centro Cultural Roberto Palmari - Rio Claro SP e procurar o João Paulo.

Abaixo algumas fotos deste filme ensaio e seu respectivo link http://vimeo.com/73062875






Nenhum comentário:

Postar um comentário