Aniversário da Figueira da Boa Morte

Hoje estive presente ao evento de aniversário da Figueira. Árvore histórica de grande referência histórica para nossa cidade de Rio Claro. Em homenagem, com apenas um celular realizei um breve vídeo pessoal e subjetivo sobre o dia. Abaixo compartilho o texto do pesquisador José Roberto Santana.


Figueira da boa morte from JP Miranda Maria on Vimeo.


"Muito além de uma praça"

Moradores do bairro 13 de Maio, popularmente chamado de são Benedito, festejaram a manhã deste sábado (10) com muita música, dança e alegria em espaço da praça junto à feira-livre. 

O objetivo, segundo os moradores, é estimular as demais comunidades a transformarem as praças da cidade em pontos de cultura através da iniciativa popular sob o lema “A Praça é do Povo”. A expectativa é evitar que espaços de lazer acabem degradados por abandono ou vandalismo sob risco de fechamento por grades.

Na programação estiveram as duplas Toninho Novo Horizonte e Alessandro Ribeiro, a banda Raízes da Roda e o grupo Taquara Rachada. O evento contou com apoio cultural de JOG, Ju Pedroso, Rápido São Paulo, Nadim Foto e Vídeo, Music Hall e Valtec.

Extraoficialmente, o encontro contou a presença da vice-prefeita Olga Salomão, do deputado Aldo Demarchi, dos vereadores Dalberto Christofoletti e Geraldo Voluntário, da superintendente do Arquivo Municipal Teresa de Arruda Campos e de representantes de entidades da comunidade negra. A produção e direção foram de Adams e Ariel Rios.

Os irmãos Rios incentivam interessados em promover outras apresentações para que tomem a iniciativa de levar música e opções de lazer à praça. “Toda iniciativa popular será bem-vinda no objetivo de promover a revitalização dos espaços públicos”, destaca Adams.

Quanto à programação dos moradores, o cidadão José Roberto Sant´Ana observou: “Foi uma beleza, estão todos de parabéns, em especial os estudantes da Unesp, por darem exemplo. Infelizmente, os eventos tradicionais, em sua maioria de caráter colonialista, imobilizam o público em cadeiras; o evento de hoje mostrou que o público quer participar e dançar, nada mais natural em um país que tem mais de dez estilos de músicas dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário