A Moça em Brasília!


“A Moça que Dançou com o Diabo” está na 5ª edição do festival Curta Brasília, dentro da mostra competitiva.

O evento está previsto para acontecer de 15 a 18 de dezembro. Este é um dos mais prestigiados festivais de curtas do país, realizado na capital federal, tendo recebido 850 inscrições e selecionado 31 para competição – incluindo nossa Moça!

A Moça em Londres!


A diretora de produção Cláudia do Canto esteve em Londres representando o Grupo Kino-Olho na exibição do curta “A Moça que Dançou com o Diabo”, que foi selecionado para a competição deste que é um dos mais prestigiados festivais do mundo.

Ela falou sobre  sua experiência: “Foi uma grande honra e oportunidade para o cinema de Rio Claro participar de um evento tão prestigiado quanto o BFI London Film Festival. Durante o evento conheci pessoalmente diretores como Park Chan Wook e Paul Verhoeven e atores geniais como Nicole Kidman e Dev Patel - que se destacaram mundialmente pela sua visão cinematográfica.  Além disso, pude assistir à suas obras, em uma troca de experiência única que ficará marcada para sempre na minha história como produtora e para o Cinema Caipira”.


Command Action no Canal Brasil


O Canal Brasil exibe o curta Command Action dentro da programação do Maratona Curtas. A exibição acontece neste domingo (23), às 7h. Acerte o despertador e não perca!

“Quem Chegar por Último” é premiado em Goiânia



O diretor Rogério Borges recebeu o Prêmio Especial do Júri no 16º Festival Curta Goiânia pelo filme “Quem Chegar Por Último”, gravado no bairro Boa Vista, em Rio Claro.

O prêmio foi dado ao curta, que estava entre os 81 selecionados para o festival – dentre 1423 inscritos. A premiação é ainda mais importante pois durante os seis dias do festival, passaram pelo evento cerca de 10 mil pessoas.

Gravado em outubro de 2015, é o segundo trabalho dele como diretor, e o primeiro que está sendo inscrito em festivais pelo mundo. David Martins, protagonista de "Command Action", que representou o Brasil em Cannes 2015, retorna à frente da câmera.

Borges está imerso no universo de David e seus amigos devido à sua profissão, já que também é professor da rede estadual e os conheceu lecionando numa escola pública no bairro Boa Vista, em Rio Claro: "O filme é uma reprodução do real, acredito que se enquadra na categoria documentário e ficção. Fora os adolescentes, temos na história a Claudete, avó do David, que já participou também do curta do Kino-Olho, ‘A Moça Que Dançou Com O Diabo’; e do bicicleteiro Pedro e sua esposa”.

O curta foi selecionado também para o 27º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo e para a 10ª Mostra CineBH, em Belo Horizonte.

A moça pelo mundo!


A Moça em Vitória!

O 23º Festival de Cinema de Vitória selecionou A Moça que Dançou com o Diabo para a 20ª edição da Mostra Competitiva Nacional de Curtas. O evento acontece em novembro na capital capixaba (Crédito da foto: Michael Willis). Saiba mais: http://festivaldevitoria.com.br/23fv/2016/09/23/23o-festival-de-cinema-de-vitoria-divulga-filmes-selecionados/

A Moça no Nepal! 

O curta A Moça que Dançou com o Diabo foi selecionado para o 4º Ekadeshma International Short Film Festival, em Kathmandu, no Nepal. O evento acontece entre os dias 11 e 13 de novembro (Crédito da foto: Michael Willis).

A Moça na Grécia! 

A 10ª edição do THESS International Short Film Festival acontece em Tessalônica, na Grécia. Voltado para produções vanguardistas, o evento acontece entre os dias 17 e 22 de outubro!

SESC Piracicaba recebeu diretor João Paulo Miranda para palestra



O cineasta João Paulo Miranda ministrou uma palestra no Sesc Piracicaba no último dia 23 de setembro. Diretor de Command Action e A Moça que Dançou com o Diabo (Menção Especial do Júri em Cannes neste ano), ele falou sobre a vivência de João Paulo no mercado cinematográfico internacional tanto pelo aspecto artístico quanto de desenvolvimento de projetos e contatos com críticos, produtores e distribuidores de todo o mundo.


A conversa com João Paulo no Sesc foi uma oportunidade para realizadores e estudantes de audiovisual do interior poderem conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Grupo Kino-Olho, que desenvolve obras autorais, sempre buscando a excelência em produções que representam a cultura interiorana e o Cinema Caipira.

A Moça que Dançou com o Diabo continua sua carreira internacional, com presença garantida em dois festivais renomados: o 54º New York Film Festival (30 de setembro a 16 de outubro) e no 60º BFI London Film Festival (5 a 16 de outubro). 

Pesquisadora defende dissertação de mestrado sobre o Grupo Kino-Olho



A jornalista e produtora do Grupo Kino-Olho, Cláudia do Canto, defendeu no dia 9 de setembro sua dissertação A Imagem-Pensamento: O potencial educativo do filme-ensaio com o Grupo Kino-Olho que propõe reflexões sobre fazer cinema e o relacionamento humano com o tempo e a imagem a partir de sua experiência como parte do Grupo Kino-Olho.

Cláudia faz parte do grupo desde 2009 e foi Diretora de Produção dos curtas Command Action, A Moça que Dançou com o Diabo (vencedor da Menção Especial do Júri em Cannes neste ano) e Quem Chegar por Último. 

Edição do FIIK trouxe o melhor do cinema para Rio Claro!

O mês de setembro foi marcado pela realização da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho. O evento ocorreu nos dias 13, 14 e 15 e ocupou diversos espaços na cidade de Rio Claro, em atividades gratuitas.

No Centro Cultural Roberto Palmari, a abertura do festival ocorreu com a exibição de curtas-metragens que foram destaques no 27º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. A plateia pode conferir uma seleção de obras de diversos países, entre elas a produção chilena A Bear Story, curta de animação premiado com o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação neste ano.

No dia 14, a programação foi especialmente voltada para o público infantil e juvenil, que conferiu no Centro Cultural Roberto Palmari a exibição de diversas produções que instigaram a curiosidade dos jovens e crianças sobre o processo de produção audiovisual.

A escola Professor Odilon Correa na sessão Juvenil da quarta-feira (14), dentro da programação do 27º Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo e 8º FIIK :D


Oficinas
As escolas Armando Grisi e Heloísa Marasca receberam as oficinas Contos e Lendas do Interior, ministradas pelo diretor e produtor Christian Saghaard.


Oficina Audiovisual do dia 15, na escola Heloísa Marasca, como parte do 27º Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo e 8º FIIK.

O encerramento do 8º FIIK aconteceu na Philarmonica Rioclarense, espaço onde foram exibidos curtas que têm ligação com a cultura do interior, incluindo os nossos A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda, e Quem Chegar por Último, de Rogério Borges.




Programação FIIK 2016

O 27º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo organizou, em parceria com a Kino Olho, uma programação que inclui exibições de filmes e oficinas audiovisuais na cidade de Rio Claro-SP. 

Os programas são compostos de filmes de curta metragem para todas as idades: INFANTIL, JUVENIL, DESTAQUES DO FESTIVAL e FILMANDO NO INTERIOR. As oficinas audiovisuais vão produzir curtas metragens com o tema "Contos e Lendas do Interior".


Link do evento para mais informações:https://www.facebook.com/events/1565510827092158


O Kino-Olho vai a Londres!




O curta A Moça que Dançou com o Diabo foi selecionado para a mostra competitiva da categoria no prestigiado 60º BFI London Film Festival que ocorre entre os dias 5 e 16 de outubro. 

O festival é uma das grandes vitrines internacionais para longas e curtas-metragens, combinando prestígio artístico e relevância comercial dentro do mundo do cinema. A Moça que Dançou com o Diabo recebeu a Menção Especial do Júri no último Festival de Cannes, em maio deste ano, e também conquistou o público no 5º Festival Internacional de Curitiba, onde recebeu o prêmio do público. 




Oficinas com Christian Saghaard e Rogério Borges

Os alunos das escolas Heloísa Lemenhe Marasca (estadual) e Armando Grizzi (municipal) vão
receber uma oficina de cinema dentro da programação do FIIK-Kinoforum.

O cineasta, fotógrafo e produtor Christian Saghaard vem a Rio Claro para ministrar a oficina.
Rogério Borges, diretor do curta Quem Chegar Por Último, que integra a mostra competitiva
do Kinoforum neste ano, também participa.


Christian Saghaard

Cineasta, fotógrafo e produtor de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 20 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Dirigiu seis filmes de curta-metragem e um longa-metragem, O Fim da Picada, que ganhou prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Porto Alegre (Cine Esquema Novo) e na Mostra do Filme Livre, RJ (categoria de filmes com apoio estatal). Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infanto-Juvenil. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual.


Rogério Borges

Geógrafo formado pela Unesp em Rio Claro. Professor de Geografia na rede pública. Membro do Grupo Kino-Olho desde 2013, atua com oficinas de cinema nas escolas estaduais, vinculando Geografia e Cinema, nos quais busca novos talentos juvenis para comporem o
quadro de atores do grupo. Assistente de direção em dois curtas prestigiados do Kino-Olho: Command Action e A Moça que Dançou com o Diabo. Diretor, roteirista e editor de Quem Chegar por Último, que integra a mostra Panorama Paulista no 27º Kinoforum.



Confira os horários:

DIA 15/09
Das 8h30 às 12h: Escola Estadual Heloísa Lemenhe Marasca;
Das 13h às 17h: Escola Municipal Armando Grizzi.

A Moça Que Dançou Com o Diabo Em Nova York!



O curta-metragem A Moça que Dançou com o Diabo integra a seleção do prestigiado
New York Film Festival, que está em sua 54ª edição. Realizada pelo Grupo Kino-Olho, a obra
tem direção de João Paulo Miranda e concorre na categoria curtas de ficção.

O evento começa no dia 30 de setembro e vai até 16 de outubro.

A Moça que Dançou com o Diabo é um dos mais bem sucedidos curtas brasileiros dos últimos
tempos, tendo recebido a Menção Especial do Júri no 69º Festival de Cannes deste ano e o
Prêmio do Público no 5º Festival Internacional de Cinema de Curitiba - Olhar de Cinema.

No fim deste mês de agosto A Moça que Dançou com o Diabo está sendo exibido no 27º Festival Internacional de Cinema de São Paulo - Kinoforum.

O FIIK está de volta em parceria inédita com o Kinoforum



A 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho (FIIK) acontece neste
ano em parceria com o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo - Kinoforum.

Entre os dias 13 e 15 de setembro diversos curtas serão exibidos, nas categorias
Infantil, Juvenil, Destaques do Kinoforum e mostra Filmando no Interior.

Duas escolas de Rio Claro recebem oficinas dentro da programação do FIIK. No dia 15, entre
8h30 e 12h, a Escola Estadual Heloísa Lemenhe Marasca e, à tarde, das 13h às 17h, a Escola
Municipal Armando Grizzi.

Curtas

Na noite do dia 13, acontece a abertura do FIIK, com a programação Destaques
do Kinoforum, composto por curtas selecionados durante a 27ª edição do Kinoforum em São
Paulo. A programação desse dia é uma seleção do que há de melhor no cinema de curta-
metragem mundial e uma oportunidade única para o público de Rio Claro conhecer novos
estilos e manifestações cinematográficas. O local de exibição é o Centro Cultural Roberto
Palmari.

Também no Centro Cultural acontece, no dia 14, a exibição dos programas
Infantil, às 10h, e Juvenil às 14h. São curtas-metragens que propõem uma visão diferente do
cinema comercial para esses públicos.

Na noite do dia 15, também no Centro Cultural, acontecerá a exibição da programação Filmando no Interior, e
serão exibidos A Moça que Dançou com o Diabo e Quem Chegar por Último, entre outros curtas que refletem sobre a vida interiorana.

Todos os eventos têm entrada gratuita!

Dobradinha Kino-Olho em Goiânia!




O Festival Goiânia Mostra Curtas selecionou dois trabalhos do Grupo Kino-Olho para o evento deste ano.  A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda, participa do Curta Mostra Brasil e Quem Chegar por Último, de Rogério Borges, participa do Curta Mostra Municípios.

A 16ª edição do evento acontece de 4 a 9 de outubro na capital goiana. Com o intuito de formar novas plateias para o cinema nacional, a Goiânia Mostra Curtas promove e divulga curtas-metragens produzidos em todo o território nacional.  Em quinze anos, por exemplo, o festival atingiu a marca de 240 mil espectadores, levou ao público goiano mais de 1.600 filmes, 
envolveu quase 1.900 profissionais e conquistou uma média de 979 parcerias.

Curtas nas escolas

Você já assistiu aos curtas produzidos nas escolas de Rio Claro, dentro da Oficina Introdutória de Cinema? Desde o início do ano o projeto Difusão Cinematográfica, do Kino-Olho, está nas escolas promovendo o contato dos alunos com a realização do cinema, sob coordenação do professor Rogério Borges. Veja o resultado:

Escola Délcio Báccaro - Último Suspiro





Escola Odilon Corrêa - Cúmplice 



Escola Barão de Piracicaba - A Prisão de Cada Um 



O Kino-Olho vai à Rússia!

Pioneer Theater - Moscou

Nesta sexta-feira (26 de agosto) o curta "A Moça que Dançou com o Diabo" será exibido no Pioneer Theater, localizado a céu aberto em Moscou.

A exibição faz parte da programação dedicada aos curtas selecionados no Festival de Cinema de Cannes em 2016, onde o curta recebeu a Menção Especial do Júri.
 

Kino-Olho em Dose Dupla no Kinoforum




O curta-metragem "Quem Chegar Por Último", dirigido por Rogério Borges,
foi selecionado para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São
Paulo - Kinoforum. O curta está no Panorama Paulista. A 27ª edição do
Kinoforum acontece entre 24 de agosto e 4 de setembro na capital.

"Quem Chegar Por Último" foi gravado em outubro de 2015 e é o segundo
trabalho dele como diretor.

David Martins, protagonista de "Command Action", que representou o Brasil em Cannes 2015, retorna à frente da câmera e o filme aborda o universo dele e seus amigos.

O diretor os conheceu dando aula em uma escola pública no bairro Boa Vista, em Rio Claro: "O filme é uma reprodução do real, acredito que se enquadra na categoria documentário e ficção”.

Rogério Borges dirigindo o curta "Quem Chegar Por Último"


A Moça que Dançou com o Diabo, vencedor da Menção Especial do Júri em
Cannes neste ano, participa da Mostra Brasil no mesmo festival.

FICHA TÉCNICA "Quem chegar por último":
Direção e roteiro: Rogério Borges;
EDIÇÃO: Rogério Borges e Cláudia do Canto;
PRODUÇÃO: Cláudia do Canto;
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Thiago Ribeiro Pereira e João Paulo Miranda Maria;
DIREÇÃO DE ARTE: Marina Palmero Butolo;
DIREÇÃO DE SOM: Leo Bortolin;
SOM DIRETO: Isadora Torres e Thierry Vasques.

Kinoforum seleciona dois curtas do Kino-Olho

O curta-metragem "Quem Chegar Por Último", dirigido por Rogério Borges, foi selecionado para o Festival Internacional de  Curtas-Metragens de São Paulo - Kinoforum São Paulo. O curta está no Panorama Paulista. A 27ª edição do Kinoforum acontece entre 24  de agosto e 4 de setembro na capital.


"Quem Chegar Por Último" foi gravado em outubro de 2015 e é o segundo trabalho dele como diretor. David Martins, protagonista de "Command Action", que representou o Brasil em Cannes 2015, retorna à frente da câmera e o filme aborda o universo dele e seus amigos. O diretor os conheceu dando aula em uma escola pública no bairro Boa Vista, em Rio Claro: "O filme é uma reprodução do real, acredito que se enquadra na categoria documentário e ficção”, explica Borges.


De João Paulo Miranda Maria, A Moça que Dançou com o Diabo, vencedor da Menção Especial do Júri em Cannes neste ano, participa da Mostra Brasil no Kinoforum.

Parte da equipe do filme "Quem Chegar Por Último"
Foto: Michael Willis
 

A Moça que Dançou com o Diabo No 24° Festival Curtas Vila do Conde, Portugal


No sábado dia 9 de Julho teve início o 24° Festival Curtas Vila do Conde, em Portugal. "A Moça que Dançou com o Diabo" concorre entre as obras internacionais e foi exibido no evento na segunda-feira (11).
A diretora de produção, Cláudia do Canto, apresentou o curta na noite do dia 11, segunda-feira.

A diretora de produção Cláudia do Canto representando o grupo Kino-Olho em Portugal
Na torcida para que mais um prêmio venha para o Grupo Kino-Olho! 


Alunos produzem curta em oficina

Professor Rogério Borges

A Oficina Introdutória de Cinema organizada pelo Grupo Kino-olho sob orientação do professor Rogério Borges produziu mais um curta a partir do trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), na E.E. Odilon Corrêa.

Intitulado “Cúmplice”, o curta conta a história de um aluno que é pressionado a entregar os responsáveis por uma bomba no banheiro da escola. 
 
A Oficina Introdutória tem o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura do Município de Rio Claro e do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Veja o curta em nosso canal Kino-Olho no YouTube!

Assista logo abaixo ao Making Of e ao curta.




Estréia do curta premiado "A Moça que Dançou com o Diabo"


Terça-feira dia 28 de junho estreia no cinema do Shopping Rio Claro o curta premiado "A Moça que Dançou com o Diabo"!

 A exibição para convidados acontece às 20h30 e para o público às 21h. Entrada gratuita!

O Shopping fica na Av. Conde Francisco Matarazzo Jr., 205, Vila Paulista. Compareça! Venha prestigiar o Cinema Caipira!! 

A Moça que Dançou com o Diabo: Menção Especial do Júri em Cannes

O curta-metragem do Grupo Kino-Olho, “A Moça que Dançou com o Diabo”, fez história no 69º Festival de Cannes neste ano.


A obra ganhou a Menção Especial do Júri para curtas, fato que ocorre apenas em casos especiais, quando os jurados entram em consenso sobre a necessidade dessa premiação: “A Menção não é algo obrigatório e o júri fez questão de nos dar”, explica o cineasta João Paulo Miranda. O prêmio reforça e amplia o reconhecimento do trabalho grupo no exterior.


Nota de Agradecimento do Diretor do Curta "A Moça Que Dançou Com o Diabo" João Paulo Miranda Maria



Caros Amigos,

Gostaria de primeiramente agradecer a toda minha equipe que batalhou muito para produzir este filme, assim como todos os parceiros e a própria Prefeitura de Rio Claro que apoia o projeto de formação audiovisual que realizamos há 10 anos na cidade. Assim também a todos que surgiram no momento final, ajudando na pós-produção e apoio à nossa ida para Cannes.

Realmente a emoção e reconhecimento que recebi na França foi algo indescritível, algo que realmente me afirma o caminho que tomei e toda a luta para conseguir fazer um cinema do qual acredito. Mesmo contando com apoios para projetos sociais de formação, não conseguimos financiar um filme, pagar devidamente uma equipe de quase 20 pessoas, além de vários outros gastos de produção.

Tentamos sem sucesso edital estadual para viabilizar o curta. Sabemos que existe esta oportunidade, mas a concorrência no Estado de SP é muito grande. Então eu e minha equipe decidimos de todo modo fazer o filme, mesmo com orçamento baixíssimo. Fazer um filme nestas condições não pode ser visto como regra, deve-se tentar buscar apoio financeiro, porque quem faz Arte tem que ser reconhecido, aqui no Brasil e em todo lugar.

Gostaria que as pessoas tivessem maior cuidado ao interpretar esta nossa experiência, principalmente num momento tão delicado como este que estamos vivendo na política. Já me manifestei contra o impeachment e aproveito para esclarecer que não sou a favor de posicionamentos e comentários que prejudicam a nossa política cultural, por mais que existam dificuldades em relação à distribuição de apoios e desenvolvimento/aplicação de programas, entendo que não devemos tomar atitudes agressivas. Uma coisa é economizar e diminuir recursos frente à uma crise, outra é fechar um Ministério, tirando toda sua representatividade. O Ministério da Cultura tem uma história de luta e sobrevivência para existir até hoje, devemos ter respeito e agora, mais do que nunca, defendê-lo.

Neste ano, em especial, todo brasileiro deve se orgulhar pela nossa produção cinematográfica e significativa participação no Festival de Cannes. Um ano que com certeza entra para a História do Audiovisual. Estou imensamente honrado de estar entre estes grandes nomes e só tenho a parabenizar meus colegas cineastas! Grande conquista!

 João Paulo Miranda Maria

Grupo Kino-Ollho Pede Sua Ajuda Para Trazer a Palma de Ouro ao Brasil




O curta “A Moça que Dançou com o Diabo”, dirigido por João Paulo Maria Miranda do coletivo Kino-Olho, disputará a Palma de Ouro na principal mostra competitiva de curtas do Festival de Cannes.

Com o intuito de levar mais pessoas da equipe para o festival, o grupo abriu uma campanha colaborativa no site Catarse.

A pessoa que puder ajudar, poderá ganhar vídeos exclusivos da equipe em Cannes, pôsteres dos filmes do grupo ou até mesmo ter o seu nome nos créditos do filme.

Para acessar a campanha e saber mais a respeito, basta clicar aqui.

O orçamento será utilizado para a estadia, hospedagem e alimentação, para equipe de 5 pessoas do filme (Diretor, Produtor, Diretor de Arte, Design de Som e Fotógrafo) do filme "A Moça Que Dançou Com o Diabo" na cidade de Cannes.