Ciclismo Noturno em Rio Claro

link do filme http://youtu.be/WqeHqOsjKAo

O grupo Kino-Olho produziu mais um documentário que contribui com a história contemporânea de nossa cidade, tendo como foco o atual passeio ciclístico noturno. O passeio é uma atividade tradicional em que ciclistas se reunem há mais de cinco anos, atualmente tendo como um dos responsáveis Clayton Palomares, do qual cede a entrevista deste documentário e é pertencente a Federação Paulista de Mountain Bike. Rio Claro possui tradição no ciclismo nacional através da história do Velo Clube que surgiu em 1910 como uma associação de cliclistas, construindo o segundo velódromo do país (O centenário do Velo Clube já foi tema de outro filme do Kino-Olho, ver http://youtu.be/JwiTeUYYVWQ ). Os cliclistas saem da Praça da Liberdade toda terça-feira às 20 horas percorrendo por volta de 15 quilómetros.
Para o grupo Kino-Olho, a importancia de se manter uma produção contínua e permanente de documentários na cidade é uma forma do rioclarense valorizar e reconhecer sua realidade através de um olhar artístico da sétima arte. O projeto do documentário em questão iniciou através de uma conversa entre João Paulo Miranda, responsável pelo Grupo Kino-Olho e Clayton Palomares. Este é o primeiro documentário cinematográfico que abrange o ciclismo local e João Paulo conta que outros poderão surgir, pois o tema é vasto dando oportunidade para explorar outros aspectos históricos, esportivos e educacionais vinculados ao tema.
Além da temática do ciclismo, o grupo Kino-Olho mantem uma prdução contínua de documentários, estando neste momento finalizando um documentário sobre a recuperação do Riberão Claro, que terá seu lançamento anunciado em breve. "Fazer Cinema em Rio Claro, é primeiramente olhar pela janela de casa e ver o fantástico que existe em sua rua e seu bairro", assim João Paulo expressa sua inspiração na elaboração tanto de roteiros de ficção quanto aos projetos de documentários no município. O grupo Kino-Olho é um coletivo que conta com apoio da Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal e que caminha para um núcleo profissional da área, oferencendo conteúdos audiovisuais diferenciados. Para aqueles que se interessarem em participarem do curso permanente do grupo Kino-Olho, basta comparecerem às quartas-feiras às 19 horas no Centro Cultural Roberto Palmari. O grupo também oferece cursos introdutórios de duração de quatro encontros para escolas e entidades municipais ( ligar para João Paulo 19-98597363).







Nenhum comentário:

Postar um comentário