História de um bairro

A convite da escola CAIC do Jardim Guanabara, o grupo Kino-Olho iniciou mais uma oficina introdutória no mês de março, oferecendo conhecimentos básicos da área audiovisual a partir de quatro encontros que resultaram na realização de um curta-metragem. Os alunos contemplados foram do programa EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
João Paulo Miranda Maria, coordenador responsável pela oficina, ofereceu aos alunos uma nova forma de verem suas vidas e local em que vivem, pois os próprios escolheram o tema : A história do bairro Jardim Novo II. A história é contada por uma das primeiras moradoras, a dona Zilda, que concedeu a entrevista principal do documentário. Nesta oportunidade os alunos passaram pela experiência da produção audiovisual. Segundo os próprios alunos, eles estão bastante acostumados com a grande informação audiovisual que são cercados como pela televisão, comerciais e internet, mas nunca imaginaram como era feito uma produção desta.
Para João Paulo, esta oprotunidade que o Kino-Olho oferece de formação a partir do apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro é uma maneira de democratização do conhecimento audiovisual, oferecendo oprotunidade destes dominaram minimamente as ferramentas de produção, pois em breve o discurso das imagens e sons será crucial na vida das novas gerações. Saber fazer cinema não é um luxo, mas uma maneira de descrever o mundo e um pensamento por imagens e sons e todos sabem a importancia e peso que elas têm hoje em dia. Assim o filme "História de um bairro"produzido pelos alunos da oficina será lançado no próprio pátio da escola CAIC em telão e cadeiras para todos interessados. A sessão será às 19 horas desta segunda-feira, dia 28 de março e aberta ao púplico.

Turma de alunos do EJA da Escola CAIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário