(poster do ensaio)
Ontem, dia 21 de fevereiro, o Grupo Kino-Olho se reuniu no Centro Cultural Roberto Palmari para mais discussões a respeito das próximas produções e para realização de mais um filme-ensaio. Na reunião, estão caminhando os Projetos inspirados na Obra "O Mestre e Margarida", mais dois projeto (Um de Matheus Biscaro e outro de Bruno Barrenha). Ambos os projetos devem ser realizados no início do próximo mês.
Sobre o filme ensaio foi escolida mais um trecho da obra de Robert Bresson para ser citada como diálogo em cena improvisada. A atriz Emilly Cavalcanti também esteve presente e intepretou nesta cena. Um dos trechos dizia "Quando um violino é suficiente, não use dois", fazendo referência ao exagero e desperdício de elementos usados numa mise-en-scéne de forma redundante. Bresson zelava pelo minimalismo em cena, principalmente quando referente ao trabalho de direção dos atores.
Deles exigia uma serenidade e rigidez, como modelos, que respeitavam rigorosamente marcações e a neutralidade emotiva. Neste caso durante o processo do filme ensaio, buscou-se um diálogo à este modo.
Os filmes ensaios não devem ser vistos como resultados finais, mas como exercícios em busca de uma perfeição, ou engajamento estético. Cada participante leva equipamentos próprios, como uma câmera de celular para realizar este exercícios em grupo. No caso deste, foi realizado por um celular com uma lente fotográfica adaptada.
Filme Ensaio (14/2/13)
(cartaz Filme Ensaio 14-2-13)
Ontem o Grupo Kino-Olho se
encontrou no Centro Cultural para continuar suas discussões a respeito da
produção independente no interior. O chamado Cinema Caipira é foco das
conversas e visto como um viável modo de produção com mínimos recursos.
No momento contamos com a
presença da atriz e palhaça Emilly Cavalcanti da Cia. Moscas Volantes e
Arenques Voadores. Na oprotunidade dois trechos do livro “Notas sobre o
Cinematógrafo” fizeram parte dos diálogos que Emilly interpretou em cena
improvisada.
Entre os trechos estava:
“Sem nada mudar, que tudo seja diferente”. Esta frase serviu como mote para
refletir nossas questões cinematográficas, como pode ser ilustrado pelo próprio
filme ensaio, que se alterna em imagens ciclicas e de colorações adversas,
procurando o novo sobre o mesmo.
Todos filmes ensaios são realizados por simples câmeras ou por celular, a exemplo deste citado. O intuito dos filmes
ensaios são de exercitar a práticar, aprofundando a criatividade em usar
somente os recursos existentes dentro do Centro Cultural Roberto Palmari.
Filme Ensaio (8/2/13)
O grupo Kino-Olho retomou suas atividades em relação ao grupo permanente, que se encontra semanalmente no Centro Cultural Roberto Palmari. Os encontros foram retomados dia 8 de fevereiro e se manterá até o final do ano. Eles ocorrem todas quintas-feiras das 18 às 21 horas. Nestes encontros os participantes discutem os projetos a serem tomadas pelas produções oficiais do coletivo, refletem sobre estética e história do Cinema, além de praticarem através dos conhecidos "filmes ensaios".
Neste início houve a idéia de se criar uma espécie de série de personagens através destes filmes ensaios semanais. Portanto, pretende-se convidar a cada semana um ator para representar uma cena improvisada. Para um possível diálogo, trechos dos livros discutidos nos encontros serão utilizados.
No primeiro encontro o grupo criou diferentes ambientações através de jogo de luz, contando com a interpretação de Lucas Vieira, que além de participante da Cia. Teatral Tempero D'Alma, também é membro do Kino-Olho e diretor de curtas-metragens.
As atividades do Grupo Kino-Olho são abertas e gratuitas, indicadas para maiores de 14 anos e são apoiadas pela Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Assistam o filme ensaio abaixo.
Neste início houve a idéia de se criar uma espécie de série de personagens através destes filmes ensaios semanais. Portanto, pretende-se convidar a cada semana um ator para representar uma cena improvisada. Para um possível diálogo, trechos dos livros discutidos nos encontros serão utilizados.
No primeiro encontro o grupo criou diferentes ambientações através de jogo de luz, contando com a interpretação de Lucas Vieira, que além de participante da Cia. Teatral Tempero D'Alma, também é membro do Kino-Olho e diretor de curtas-metragens.
As atividades do Grupo Kino-Olho são abertas e gratuitas, indicadas para maiores de 14 anos e são apoiadas pela Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Assistam o filme ensaio abaixo.
FIIK 2013 ( Inscrições abertas)
FIIK 2013
O FIIK (Festival Internacional de Cinema Independente Kino-olho) tem como interesse unir e divulgar realizadores independentes
do mundo que produzem um cinema engajado a partir de novas estéticas. O festival também promove debates entre profissionais, criando a oportunidade de pôr em discussão as novas linguagens audiovisuais que estão se formando em vários países. O FIIK ocorrerá de 23 a 26 de agosto de 2013.
Os vencedores das quatro categorias ( Ficção, Documentário, Película(35mm) e Curta Kino-Olho) recebem
o troféu “Chapéu de Palha”.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
AUTORIZAÇÃO
As inscrições vão de 5 de fevereiro a 31 de maio de 2013 e deverão ser enviados:
* O curta em formato DVD
* Formulário de inscrição impresso
* autorização do uso de imagens
* CD contendo fotos ou cartaz da obra para divulgação( em formato .jpg).
Endereço para envio: Rua 7, 1150 Centro. Rio Claro SP 13500-410
Casa da Amizade
No final de 2012, o Grupo de cinema Kino-Olho levou aos membros da Casa da Amizade uma oficina de introdução ao Audivisual. A atividade consiste basicamente em 4 encontros: sendo o primeiro "apresentação teórica", o segundo "roteiro/planejamento", o terceiro "filmagem" e o quarto "finalização".
A Casa da Amizade, fundada pelo B. Boy Índio (José Luiz Miranda da Costa), consiste num ponto de encontro e convivência para artistas de Hip Hop de Rio Claro e de outras partes do Brasil . No documentário, produzido como resultado da oficina, é abordada a história deste local, suas atividades atuais e seus principais ideais.
Naturalmente a cultura do Hip Hop e a convivência coletiva se mostraram fundamentais e transformadoras na formação de cada indivíduo. O vídeo não só traz relatos dos próprios moradores, como também exibe momentos do cotidiano do bairro periférico Novo Wenzel, revelando a realidade local, suas carências, mas também sua força e união.
"O roteiro nasceu depois de muita conversa, os alunos queriam falar sobre a cultura Hip Hop, mas não sabiam exatamente qual seria a abordagem, pensando em algo que mostrasse o bairro, mas também falando da dança, dos campeonatos e da Batalha da Amizade" diz Cláudia, renponsável pela oficina, jornalista e especializada em roteiro e integrante do Kino-olho desde 2009.
Para ela foi uma experiência incrível, conhecer de perto jovens com um estilo de vida onde os valores e princípios de cada um é o que fala mais alto, estando longe dos maus rótulos sobre a periferia.
A oficina tem duração de um mês e ocorre em locais diferentes (escolas, entidades, organizações de bairro, etc.), no final de cada ano doze instituições são beneficiadas e doze filmes realizados, com uma média de 20 a 40 alunos por turma.
Em paralelo o Grupo também se reune no Centro Cultural Roberto Palmari, toda quinta-feira das 18 às 21 horas, estes encontros são chamados de Oficina Permanente. Estas atividades compõem o projeto "Difusão Cinematográfica", patrocinado pela Prefeitura Municipal de Rio Claro e oferecidas gratuitamente a comunidade.
siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe
Revista Cinema Caipira de fevereiro
A revista Cinema Caipira ISSN 1984-896x, número 48, já está disponível para encomenda e download gratuito em diversos formatos. Neste mês contamos com os seguintes artigos;
" Correr atrás do caminho
incerto ”
de Mariana
do Vale Moura
"
A chegada do som no cinema ”
de Linda Catarina Gualda
" Joel Barcellos, sua
essência é o cinema ”
de Rafael
Spaca
"Os atores e as redes
sociais"
de Rafael Spaca
"Comentário sobre o filme
ESTÔMAGO"
de Stephany
Ribeiro de Mello
* Poster "Ifá".
de D
OBS: Os participantes desta edição tem direito a uma revista, bastando enviar por e-mail seus endereços.
revista folheável para leitura online
revista para impressão em arquivo pdf
clique aqui para saber como montar a sua com o arquivo pdf
arquivo ePub para leitura em celulares e tablets
Para encomendar a revista no valor de R$7,00 cada ou assinar a anuidade por R$70,00, envie e-mail para jpmiranda82@yahoo.com
siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe
Assinar:
Postagens (Atom)