Filme Ensaio (21/02/13)

                                                      (poster do ensaio)

Ontem, dia 21 de fevereiro, o Grupo Kino-Olho se reuniu no Centro Cultural Roberto Palmari para mais discussões a respeito das próximas produções e para realização de mais um filme-ensaio. Na reunião, estão caminhando os Projetos inspirados na Obra "O Mestre e Margarida", mais dois projeto (Um de Matheus Biscaro e outro de Bruno Barrenha). Ambos os projetos devem ser realizados no início do próximo mês.

Sobre o filme ensaio foi escolida mais um trecho da obra de Robert Bresson para ser citada como diálogo em cena improvisada. A atriz Emilly Cavalcanti também esteve presente e intepretou nesta cena. Um dos trechos dizia "Quando um violino é suficiente, não use dois", fazendo referência ao exagero e desperdício de elementos usados numa mise-en-scéne de forma redundante. Bresson zelava pelo minimalismo em cena, principalmente quando referente ao trabalho de direção dos atores.

Deles exigia uma serenidade e rigidez, como modelos, que respeitavam rigorosamente marcações e a neutralidade emotiva. Neste caso durante o processo do filme ensaio, buscou-se um diálogo à este modo.

Os filmes ensaios não devem ser vistos como resultados finais, mas como exercícios em busca de uma perfeição, ou engajamento estético. Cada participante leva equipamentos próprios, como uma câmera de celular para realizar este exercícios em grupo. No caso deste, foi realizado por um celular com uma lente fotográfica adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário