Casa da Amizade



No final de 2012, o Grupo de cinema Kino-Olho levou aos membros da Casa da Amizade uma oficina de introdução ao Audivisual. A atividade consiste basicamente em 4 encontros: sendo o primeiro "apresentação teórica", o segundo "roteiro/planejamento", o terceiro "filmagem" e o quarto "finalização".


A Casa da Amizade, fundada pelo B. Boy Índio (José Luiz Miranda da Costa), consiste num ponto de encontro e convivência para artistas de Hip Hop de Rio Claro e de outras partes do Brasil . No documentário, produzido como resultado da oficina, é abordada a história deste local, suas atividades atuais e seus principais ideais. 

Naturalmente a cultura do Hip Hop e a convivência coletiva se mostraram fundamentais e transformadoras na formação de cada indivíduo. O vídeo não só traz relatos dos próprios moradores, como também exibe momentos do cotidiano do bairro periférico Novo Wenzel, revelando a realidade local, suas carências, mas também sua força e união.


"O roteiro nasceu depois de muita conversa, os alunos queriam falar sobre a cultura Hip Hop, mas não sabiam exatamente qual seria a abordagem, pensando em algo que mostrasse o bairro, mas também falando da dança, dos campeonatos e da Batalha da Amizade" diz Cláudia, renponsável pela oficina, jornalista e especializada em roteiro e integrante do Kino-olho desde 2009.

Para ela foi uma experiência incrível, conhecer de perto jovens com um estilo de vida onde os valores e princípios de cada um é o que fala mais alto, estando longe dos maus rótulos sobre a periferia.

A oficina tem duração de um mês e ocorre em locais diferentes (escolas, entidades, organizações de bairro, etc.), no final de cada ano doze instituições são beneficiadas e doze filmes realizados, com uma média de 20 a 40 alunos por turma.


Em paralelo o Grupo também se reune no Centro Cultural Roberto Palmari, toda quinta-feira das 18 às 21 horas, estes encontros são chamados de Oficina Permanente. Estas atividades compõem o projeto "Difusão Cinematográfica", patrocinado pela Prefeitura Municipal de Rio Claro e oferecidas gratuitamente a comunidade.









 siga as novidades do Kino-Olho abaixo e compartilhe



Nenhum comentário:

Postar um comentário