Oficina de Cinema no bairro Santa Eliza


Nos dias 24 de setembro e 01 de outubro foram realizados os encontros da Oficina introdutória de Cinema para jovens, desta vez na ONG Despertai localizado no bairro Santa Eliza em Rio Claro – SP.
A oficina faz parte das atividades de difusão cinematográfica do grupo Kino-Olho sob coordenação geral do cineasta João Paulo Miranda Maria. 

Nos dois dias da oficina, o orientador Léo Bortolin fez uma introdução sobre as etapas da produção cinematográfica, exemplificando com trechos de filmes realizados pelo Kino-Olho, entre eles o curta “Cor...O, Lida”. A partir de conversas e trocas de ideias, foi realizado também atividades lúdicas sobre percepção das formas, cores e sons do bairro, para buscar dos jovens uma atenção do olhar àquele bairro que vivem e ainda um exercício de criação e expressão dos sentimentos que as coisas mais simples podem gerar em seus espíritos. 

O grupo definiu um tema para o roteiro, que foi inspirado na leitura do poema “As janelas” de Charles Baudelaire. A partir da oposição claro – escuro, os jovens começaram buscar meios de representar essa dualidade, tendo a ideia da construção de máscaras para realçar a expressão da tristeza e isolamento perante a escuridão que a vida pode nos trazer. Destaque para a iniciativa dos jovens em construir um figurino que ajudasse na narrativa da historia que gostariam de contar. E ainda mais a participação ativa e muito interessante de Ednalva e Romana, mulheres que não se intimidaram se juntando aos jovens na interpretação e elaboração de ideias.

Esta e outras oficinas que o Kino-Olho realiza na cidade de Rio Claro são apoiadas pela Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. O link para assistir o resultado de mais esta oficina ( filme "janelas") está disponível clicando aqui https://vimeo.com/76279744

Abaixo as fotos dos bastidores desta oficina:























Nenhum comentário:

Postar um comentário