Vou-me embora pra Paulista

Abaixo, compartilho o texto de Claudia do Canto, sobre seu documentário "Vou-me embora pra Paulista" produzido em Rio Claro pelo Grupo Kino-Olho e lançado no FIIK deste ano:


"Parece que foi ontem que conheci o tão formidável Sr. José Luiz Palotta, mas decorreram cinco anos desde que tivemos nossa primeira conversa na União dos Ferroviários Aposentados (UFA). Em meu primeiro contato com ele, comecei a me interessar pelo universo dos trens e das oficinas, sua paixão me contagiou de tal maneira que vim a realizar junto ao Grupo Kino-Olho, meu primeiro documentário, o Vou-me embora pra Paulista.

Quando conheci o Sr. Palotta, ele me  falava muito dos trens de passageiros, da maria-fumaça, mas sua emoção vinha ainda mais forte quando se lembrava da máquina V8, tanto que a ideia primordial deste documentário era a de realizar um filme em que o Sr. Palotta se reencontrasse com esta locomotiva, a qual se referia como se fosse a um velho e fiel amigo. No entanto, há dois anos antes de realizar este documentário, convidei-o para fazer esta busca pela V8 em São Paulo, no museu dos imigrantes, mas ele, como mesmo dizia, por ser um Sr. de 80 anos que não podia passar por fortes emoções, negou-se a esta aventura. 

Mas isso não impediu que ela se concretizasse, como já mostra este documentário, em  que o Sr. Palotta visita as antigas oficinas da Cia Paulista de Estradas de Ferro em Rio Claro e encontra objetos e vestígios de vagões abandonados em um local onde deu o sangue, o amor e o suor pelo trabalho. Há mais de 30 anos sem pisar naquele chão que antes era  todo de taco, através deste filme, Sr. Palotta consegue transcender o que foi a época dos trens de passageiros, mostrando  o sentimento e o orgulho de uma classe trabalhadora que contribuiu muito para a construção da cidade de Rio Claro. Parabéns a todos os ferroviários das antigas oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, esta é uma homenagem a vocês!"

Este documentário faz parte do Projeto "Difusão Cinematográfica" apoiado pela Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. O link para assistir ao filme: https://vimeo.com/77015763

Fotos retiradas do próprio filme:





Nenhum comentário:

Postar um comentário