Ponte entre Rio Claro e Vale do Paraíba!

Escrito por Carine Corrêa

O curta-metragem “Bicho Folharada”, uma produção do grupo Kino-Olho, serviu de inspiração para a Escola Municipal de São José dos Campos “Mariana Teixeira Cornélio”. O projeto “Resgatando Valores”, idealizado pela Profª Carmen Lúcia dos Santos, pós-graduada em Psicopedagogia , Educação Especial e Psicanálise, teve início em março deste ano e foi desenvolvido junto a alunos com faixa etária de 8 e 9 anos.
Segundo a docente, um dos objetivos do projeto - que tem duração de nove meses - foi o de melhorar a convivência em sala de aula, “O trabalho também busca ressaltar a importância do processo coletivo na construção do conhecimento, baseado na justiça e no respeito mútuo”, salientou a professora Carmen. “As atividades proporcionaram também às crianças uma reflexão sobre os valores na sala de aula”, acrescentou. Os alunos trabalharam desde textos, músicas e mensagens até debates e discussões mais profundas sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, diferentes realidades e situações.

Em sala de aula ainda foram feitas dinâmicas, produção de textos, relatórios, ilustração, dramatizações e conversa sobre os temas trabalhados. Carmen Lúcia ainda ressalta a importância do trabalho, já que visa a valorização do ser humano, através do resgate dos valores: “Essas qualidades devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e da autonomia, para uma boa convivência e criação de um ambiente agradável em sala de aula, afinal, desde pequenos já podemos desenvolver boa educação e boas maneiras”, explica.
A professora também destaca o nível mantido na rede municipal de ensino de São José dos Campos, que oferece um serviço de apoio educacional especializado. Para o cineasta João Paulo Miranda, que produziu o filme, o projeto serve de exemplo para outras unidades de ensino: “A valorização das nossas produções acaba sendo melhor do que prêmios conquistados em festivais. Dispomos de uma série de materiais que podem ser usufruídos inclusive pelas escolas de Rio Claro. Trabalhar essas produções tem como consequência uma abordagem histórica, cultural e reflexiva”, pontuou.

João Paulo avalia que o reconhecimento do trabalho traz benefícios para toda a cidade: “O grupo Kino-Olho mantém uma parceria com a prefeitura de Rio Claro e atingir outras regiões significa uma maior visibilidade ao município”, finaliza. A docente também fez ao grupo um convite de visita à Escola Mariana Teixeira Cornélio, para que os alunos e o corpo de professores conheçam o elenco que compõe o filme. Abaixo os bilhetes escritos pelos alunos endereçados ao personagem "coelho", interpretado por João de Lima Neto:







 
Curta-metragem:
O filme “Bicho Folharada” foi produzido com direção e fotografia do cineasta João Paulo Miranda, roteiro de Hermes Dias Britto, que também compôs a trilha sonora com Newton Junior, e com os atores: Claudio Lopes, Val Morari, Alyne Arins e João de Lima Neto. A história retrata, através da fábula, uma relevante e atual questão: o meio ambiente, a distribuição e uso da água. No filme, os animais da floresta enfrentam grande seca. A sábia Coruja avisa a bicharada, mas o coelho não quer acreditar. Já os outros bichos, que trabalham na construção de um poço, estão preparados para a época de escassez.
Assim como outras produções, o “Bicho Folharada” pode ser visto e acessado no canal do Kino-Olho no YouTube, através deste link http://www.youtube.com/watch?v=BdZ0QAVBr00



*Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário