Relatório Atividades 2013


RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANUAL 2013.

As realizações do Grupo prevêem o cumprimento do Projeto “Difusão Cinematográfica”, aprovado pela Prefeitura de Rio Claro desde 2010. No Projeto, fica acordado que o Kino-olho cumpra ao longo de 01 ano doze oficinas de introdução ao cinema em diferentes pontos da cidade, como escolas, associações de bairro e outras instituições ligadas ao Município.

Além destas oficinas, o Grupo também assume no Projeto a responsabilidade de manter mais dois cursos permanentes ao longo do ano. O primeiro, voltado aos interessados que pretendem se profissionalizar no Cinema e o segundo, voltado a pessoas que já trabalham com Audiovisual e buscam no Grupo uma formação complementar.

A seguir, as principais concretizações do Grupo neste ano para atingir as metas definidas no Projeto “Difusão Cinematográfica”:

-  13 (treze) OFICINAS INTRODUTÓRIAS

Primeiro semestre :

2 (duas) oficinas no Centro Social Claretiano (Terra Nova); reaizando os videos “A gravação” e “Um projeto contra a poluição”; 2 (duas) oficinas na Escola Municipal Armando Grisi , produzindo os videos “O naufrágio” e “Uma visita inesperada”; 2 (duas ) oficinas na Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes, realizando os videos “A nova chance do Chanceler” e “A liga dos super heróis ou não”; Oficina Introdutória com os alunos da Escola Municipal Marcelo Schimidt com o video “Improviso” ; e a Oficina Introdutória de edição de video, realizada no Centro Cultural Roberto Palmari. As oficinas do primeiro semestre foram coordenadas pela Claudia Seneme do Canto.

Segundo semestre:

Oficina no Núcleo ArteVida (Bonsucesso) realizando o filme “O relógio”; Oficina na ONG Despertai (Santa Eliza) realizando o vídeo “As janelas”; Oficina para os alunos do EJA II (5°e 6° séries) da E.M. Prof. Armando Grisi, produzindo o filme “Violência na escola”; Oficina introdutória para os alunos do 8° ano 3, da E.E. Prof. Januário Sylvio Pezzotti (Jardim Panorama) produzindo o vídeo “Preconceito e Bullying”; Oficina para os alunos da 7° série “E”, da  E.E. Prof. Michel Antonio Alem ( Consolação) realizando o vídeo “De que lado...?”. As oficinas do segundo semestre foram coordenadas por Leonardo Bortolin Bruno.

Obs: Relatórios e fotos das oficinas estão disponíveis em nosso blog a partir deste link:
http://kinoolho.blogspot.com.br/search/label/Oficinas%20Kino%20Olho

- GRUPO PERMANENTE: 30 (trinta) curtas-metragem

Sob a supervisão de João Paulo Miranda Maria, o grupo Kino-Olho ofereceu aulas semanais ao longo do ano de 2013 oferecendo aulas e conteúdos específicos sobre o universo cinematográfico e praticando séries de filmes-ensaios temáticos para apreenssão dos temas. O resultado são estes 30 filmes produzidos a partir destas aulas, podendo ser acessados no respectivo canal na internet: https://vimeo.com/channels/kinoolho

Esta Oficina anual foi ministrada por João Paulo Miranda Maria


-  GRUPO PROFISSIONAL: 10 (dez) curtas-metragem

Realização do Documentário “Vou-me embora pra paulista” de Cláudia Seneme do Canto, ganhador do prêmio de Júri popular no FIIK 2013; realização do curta-metragem “Preto e Branco” para exibição no Festival do Minuto; produção do curta-metragem “Verde” de Matheus Biscaro; Produção do Documentário musical “Oro Ari” de Leonardo Bortolin Bruno; Documentário de aniversário da Figueira da Boa Morte por João Paulo Miranda Maria. Primeiro episódio da Série “Minha Casa” por João Paulo Miranda Maria. Realização do curta-metragem “Racismo” em prol da campanha municipal “Racismo aqui, não!”; Realização de vídeo para campanha de trânsito realizado com os alunos da escola Marcelo Schimidt. Realização do curta-metragem "Ezequiel", interpretado por Ilion Troya do conceituado grupo nova iorquino The Living Theater  ( selecionado no Festival de Teresina 2013). Realização do curta-metragem "Ida do diabo", selecionado duas vezes em Festivais Nacionais durante o ano.


-  PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

O grupo Kino-Olho foi convidado a integrar o primeiro encontro de Coletivos Audiovisuais do Estado de São Paulo, organizado pela ABD (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas), sendo o único grupo do interior a participar deste encontro durante o Festival latino Americano de Cinema em São Paulo.  O grupo esteve presente no Festival nacional Cine MuBE 2013, concorrendo entre dezenas de realizadores do Brasil com a produção “Amor de Picadeiro”.  Este mesmo filme foi selecionado representante de Rio Claro no Mapa Cultural Paulista, seguindo para a etapa regional em Vargem grande do Sul, sendo o selecionado pelo Júri para a etapa final Estadual. O Kino-Olho esteve presente no projeto “Virada Cultural de Rio Claro” exibindo seus filmes e também registrando a atividade. O grupo participou de duas edições do evento “Universalhaço, Paralelhaço”, realizando dois documentários artísticos a partir dos eventos e participação no evento  de culto de “ifá” no Templo de Umbanda "Vovô Serafim e Ogum Três Espadas" em Rio Claro.


- PREMIAÇÕES

Os filmes do Grupo Kino-Olho foram inscritos nos seguintes Festivais Nacionais e Internacionais: 17° Mostra de Cinema de Tiradentes, 9° CineOP (Cine Ouro Preto), Festival Primeiro Plano 2013 – Festival de cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, 7° Goiamum Audiovisual, 2° Festival Curta Brasília, Stockholm International Film Festival, 13° Goiânia Mostra Curtas, 11° Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, 7° Vale Curtas – Festival Nacional de Curtas-Metragens do Vale do São Francisco (selecionado dois filmes), FICBAQ – Festival Internacional de Cine Barranquilla, FESTIN – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – Lisboa – Portugal, 10° Cine Mube Vitrine Independente ( “Amor de Picadeiro selecionado) , XX Festival de Vídeo de Teresina ( Filme Ezequiel selecionado), Cine Chinelo NOPE, - III Macaé Cine – Festival de cinema de Macaé, XVI Festival Nacional 5 minutos, Festival do Minuto  ( Filme “A mala” selecionado), Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, 13° Mostra do Filme Livre, Cine PE 2014 – Festival Audiovisual do Recife e Cinerama BC - 3° Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú.


- CONTRAPARTIDA

Divulgação do Projeto e das atividades do Grupo em redes sociais, mídias impressa, radiofônica e televisiva;
Participação na Virada Cultural de Rio Claro;
Organização de sessões de exibição itinerantes e gratuitas;
Veiculação dos Vídeos em plataformas digitais;
Veiculação dos vídeos na mídia televisiva (Rede nacional de canais comunitários a cabo ligados a ABCCOM e ACESP, pontos de cultura e cineclubes filiados ao CNC);
Registro das Atividades através de filmagens e imagens fotográficas;
Produção de elenco e produção de arte (figurino e cenário) das produções de todos os vídeos realizados no projeto Difusão Cinematográfica;
Realização do Festival Internacional de Cinema Independente Kino-olho – FIIK;
Produção da revista mensal e registrada “Cinema Caipira”, totalizando doze números ao longo de um ano.

- MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO

Todos os vídeos acima citados podem ser vistos no youtube (www.youtube.com/jpmiranda82) ou no vimeo (www.vimeo.com/kinoolho)
Para conhecer mais o grupo Kino-olho, acesse www.kinoolho.blogspot.com
Contato: João Paulo Miranda Maria (19)9859-7363 ou e-mail jpmiranda82@yahoo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário