Reflexão em "Potencial"



Grupo Kino-Olho finaliza o último encontro anual do coletivo com a produção de mais um filme-ensaio. Rogério Borges foi o autor do roteiro deste mais novo ensaio, colocando em pauta uma reflexão a respeito da situação da educação pública em nosso país.

Rogério já foi professor e trouxe para o roteiro uma experiência real. Ofilme trata de uma situação em que uma professora se encontra com um aluno e sua respectiva mãe. A professora interpretada por Luana Menezes, da Cia. Tempero D'alma; tenta explicar o potencial do aluno, mas que este não tem o foco ou atenção esperada e ainda mais havendo uma suspeita de seu envolvimento num incêndio no auditório do colégio.

A situação se reverte quando a mãe e filho mostram um desconhecimento sobre o sentido do termo "auditório" ou mesmo a gravidade da situação. Com este filme-ensaio o grupo procura mostrar as dificuldades no ensino para realmente atingirem o objetivo de despertar "potenciais" nos próprios alunos, havendo vários problemas sem uma clara solução.

Desde a fundação, o Kino-Olho almeja em cada um de seus filmes dar oportunidade para discutirmos assuntos além das próprias histórias ou de um mero entretenimento. Estes assuntos estão sempre interligados a uma realidade vivenciada pelos participantes na cidade de Rio Claro e região, utilizando como matéria prima o lugar em que vive. Para isto há uma ênfase do termo "cinema caipira", para ressaltar a demanda e continuidade do nosso trabalho, sendo uma "necessidade básica" de expressar o sentimento e pensamento.

Para completar o elenco contamos com a veterana Val Morari, interpretando a mãe e Lukas Gabriel no papel do aluno. Esta produção faz parte da Oficina Permanente (uma das ações do projeto "Difusão Cinematográfica") com duração de um ano sob apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro SP. O filme pode ser conferido neste link https://vimeo.com/81922546 ou no youtube http://youtu.be/X8dFtmuuOSo

Abaixo fotos tiradas do filme







Nenhum comentário:

Postar um comentário