Devoção ao carnaval na Capital da Alegria é tema de documentário do Kino-Olho



O grupo Kino-Olho ressaltou o caráter de resistência do carnaval na cidade de Rio Claro, conhecida como “Capital da Alegria”.



O Grupo de cinema da cidade de Rio Claro, Kino-Olho, lançou, no dia 1º de fevereiro, o documentário “Capital da Alegria”, que traça a história da festa na cidade, entrevistando novos e antigos carnavalescos, além de capturar o trabalho e a dedicação daqueles que estão nos bastidores dos desfiles. 

A exibição ocorreu em uma sala lotada de cinema no Shopping Rio Claro, onde membros das escolas de samba viram na telona o trabalho de suas vidas, feito muitas vezes de forma voluntária.  

Gravado em fevereiro de 2015 - na semana que antecedeu os desfiles e durante o evento - o documentário ressalta o caráter de resistência na realização da festa quando a discriminação racial e social levava muitos participantes a serem perseguidos, sem que isso reduzisse a determinação em levar alegria às ruas do município. 

Do caráter subversivo ao viés turístico e de celebração atuais, o documentário mostra que a transformação ao longo das décadas é resultado de esforço e devoção de pessoas de diferentes camadas sociais e origens, motivadas pela paixão que desfila a vida toda. 

A Secretaria Municipal de Turismo de Rio Claro auxiliou na seleção das pessoas entrevistadas e as imagens de carnavais passados foram cedidas pelo Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro.

Com 22 minutos de duração, o documentário está disponível no canal do grupo Kino-Olho do Youtube. Para assistir basta localizá-lo com o titulo “Capital da Alegria ou clique aqui e seja redirecionado para o nosso canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário