A proposta veio de Fernanda Tosini, integrante do grupo e formada em letras. Ela havia passado por este poema anos atrás, porém a simplicidade dele a provocava e a fez pensar muito a respeito. A partir deste processo de interpretação, Fernanda escreveu um roteiro para nossos habituais filmes ensaios. Um dos objetivos desta semana era se aprofundar nos diálogos, buscando uma espontaneidade. Assim este roteiro basicamente é formado por diálogos de uma personagem com um telefone público.
A simplicidade da cena, de apenas acontecer num único ponto com pouco movimento e ação, se mostrou um grande desafio para a atriz Larissa Carnecine. Ela precisava atuar com pouca ação, mas com vários diálogos subjetivos. A história do filme é sobre uma mulher que utiliza o telefone para confessar com alguém a sua interpretação e descoberta sobre o significado do poema de WCW.
O poema pode ser visto abaixo na imagem do filme
A leitura do poema ganha maior peso ao pesquisarmos sobre o autor e o momento em que escreveu. A obra surgiu da visão de WCW, quando ainda exercia a medicina e estava no quarto de uma garota gravemente doente, e olhou pela janela testemunhando a simples cena de um quintal com um carrinho de mão vermelho, luzindo pela água da chuva ao lado de algumas galinhas brancas.
Ao pensar na experiência do autor nesta visão que teve a partir do momento que vivia, traz outra complexidade a obra. A personagem de Larissa, do mesmo modo, percebe algo novo no poema a partir de uma experiência pessoal, agregando valores inexistentes anteriormente. No desfecho do filme Fernanda provoca ao trazer um diálogo que remete a relfexão da escritora Clarice Lispector no texto "O Ovo e a Galinha", em que um simples ovo ganha novo significado a parir do olhar particular de cada um.
O filme ensaio já está disponível para assistir na internet pelo link https://vimeo.com/75062560
Abaixo mais fotos deste trabalho do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário