Cinema feito no Bonsucesso


Nos dias 17 e 24 de novembro foram realizados os encontros da Oficina introdutória de Cinema para jovens, desta vez no Núcleo ArteVida localizado no bairro Bonsucesso em Rio Claro – SP. A oficina faz parte das atividades de difusão cinematográfica do grupo Kino-Olho sob coordenação geral do cineasta João Paulo Miranda Maria. Nos dois dias da oficina, o orientador Léo Bortolin realizou atividades lúdicas sobre percepção das formas, cores e sons do bairro, despertando assim um interesse por um outro olhar daquele espaço que os jovens convivem. 

Além desse exercício, foram realizadas explicações resumidas das etapas de produção de um filme, a filmagem de pequenos vídeos a partir das ideias e experiências do “cinema primitivo” de Geòrges Merliès, cineasta francês que brincou muito com o novo dispositivo relacionando-o à pequenas mágicas. A partir da câmera fixa, os jovens participantes se revezaram entre a operação técnica e a encenação de brincadeiras mágicas, entrando em contato com a  magia que a arte cinematográfica proporciona.

No segundo encontro, foi elaborado um pequeno roteiro inspirado no poema de Charles Baudelaire, chamado “O relógio”. Buscando elementos cenográficos que ajudassem na narrativa, foram usados objetos improvisados daquilo que tinham em mão, direcionando os olhares em busca de usar o simples na construção poética da própria realidade.

As oficinas contaram com média de 16 jovens por encontro, entre 09 a 12 anos. A grande dificuldade e ao mesmo tempo grande êxito é levar aos jovens da periferia, uma prática artística que faça com que seja resgatado o desejo de sonhar, criar e expressar os sentimentos e emoções. O bairro Bonsucesso vive de uma carência muito grande em relação a infraestrutura básica, oportunidades de empregos, escolas, hospitais e principalmente a área de lazer e entretenimento cultural. Isso reflete diretamente às famílias e as crianças, que não conseguem ter dimensão do seu próprio eu como individuo, sem perspectivas e oportunidades para desenvolverem, entre outras coisas, seus potenciais criativos e uma visão de mundo mais ampliada. (texto de Léo Bortolin)

As oficinas introdutórias do Grupo Kino-Olho são oferecidas gratuitamente e mensalmente para diferentes bairros da cidade sob apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. O resultado desta oficina pode ser conferido neste link https://vimeo.com/75651205 e nas fotos de bastidores abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário