Documentário na Escola Armando Grisi


Entre os dias 01, 08 e 22 de outubro foram realizados os encontros da Oficina introdutória de Cinema, desta vez para os alunos do EJA II (5°e 6° séries) da E.M. Prof. Armando Grisi.

A oficina faz parte das atividades de difusão cinematográfica do grupo Kino-Olho sob coordenação geral do cineasta João Paulo Miranda Maria. Nos dias da oficina, o orientador Léo Bortolin mapeou as etapas da produção cinematográfica, discutindo a respeito de cada uma delas, as devidas funções dos profissionais envolvidos e um rápido panorama do atual cinema brasileiro. 

A maioria dos alunos eram adultos entre 30 e 50 anos, que depois de alguma dificuldade na juventude ou mesmo decisões maiores, resolveram abandonar os estudos. Hoje frequentam a Escola para Jovens e Adultos (EJA), na parte da noite, depois de um dia de trabalho. O tema cinema, arte, cultura não eram tão difundidos entre a classe, o que propiciou a oportunidade de trocas interessantes entre esses conceitos e como cada um se relaciona com isso, tanto no dia a dia quanto na apreciação de alguma obra. 

O prof. de português Jesiel Zerbo auxiliou a oficina, pois já vinha trabalhando com os alunos o tema da violência na escola. Assim, o objetivo era montar um roteiro dentro da temática “violência na escola”, com o desafio de se trabalhar alunos extremamente tímidos e sem muita disposição para a encenação de uma ficção. Tendo essa situação em vista, o orientador Léo Bortolin apresentou a ideia de se realizar um documentário, pois durante as conversas percebeu-se que muitos daqueles alunos tinham histórias interessantes para contar.

O resultado foi uma roda de conversa, com relatos sobre o que cada um entende por violência na escola, o que cada um já vivenciou, quais os motivos dessa violência e o mais interessante, como a própria escola com seu sistema é causadora de violência, que marcou a vida de alguns desses alunos.
O vídeo documentário pode ser visto nesse link: https://vimeo.com/79682325

O projeto Difusão Cinematográfica do Grupo Kino-Olho é apoioado e oferecido gratuitamente a partir da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro SP.

Abaixo fotos dos bastidores desta Oficina:













Nenhum comentário:

Postar um comentário