Oficina de Cinema na E.E. Prof. Januário Sylvio Pezzotti


Nos dias 17, 24 e 31 de outubro e  21 de novembro foram realizados os encontros da Oficina introdutória de Cinema, desta vez para os alunos do 8° ano 3, da E.E. Prof. Januário Sylvio Pezzotti, localizada no bairro Jardim Panorama, Rio Claro – SP.

A oficina faz parte das atividades de difusão cinematográfica do grupo Kino-Olho sob coordenação geral do cineasta João Paulo Miranda Maria. Nos dias da oficina, o orientador Léo Bortolin (que já foi professor da disciplina de Artes na escola, inclusive para esta turma) mapeou as etapas da produção cinematográfica, discutindo a respeito de cada uma delas e as devidas funções dos profissionais envolvidos. Diferente das outras oficinas, houve um interesse pelos formatos de seriados da TV americana e o formato da telenovela brasileira, especificamente da TV Globo. 

A partir da discussão sobre as características encontradas em cada formato, foi levantado questões sobre a politica do audiovisual no Brasil, fatores econômicos e políticos os quais o país passou desde a chegada do cinema até o momento atual, dando ênfase ao período da ditadura militar e ao cinema de retomada (década de 90). Ficou inevitável não fazer um parâmetro com as produções norte-americanas e europeias dessas mesmas épocas, relacionando ainda o papel da TV Globo pelo seu não compromisso com a população brasileira. 

Fato curioso foi o interesse pelos professores Tatiana Bortolotti e Welington G. De Aguiar em saber o porque do cinema brasileiro não ser tão difundido e valorizado no seu próprio país, comentando da recente visualização de obras brasileiras em canais de TV paga.

Para o tema do vídeo foi escolhido trabalhar assuntos que os professores já vinham tratando com os alunos, sendo eles o preconceito e o bullying (parte do assunto do dia da Consciência Negra). Assim, criaram-se mini-episódios sobre situações baseadas no dia-a-dia de muitas pessoas, relatos pessoais ou momentos presenciados. Alguns alunos se propuseram a interpretar tais situações, fazendo com que os próprios professores entrassem no “elenco”.

Como de costume, a concepção da filmagem foi voltada para o improviso e takes em ‘continuum’, como um teatro filmado sem a presença do palco. O motivo dessa escolha foi pelo fato do próprio roteiro ter apenas indicações de ações e temas para os diálogos, a partir disso abriu-se para a criação coletiva e “do agora”.

As oficinas introdutórias de Cinema são oferecidas gratuitamente pelo Kino-Olho a partir do apoio da Prefeitura e da Secretaria da Cultura de Rio Claro SP. O link do vídeo realizado pode ser acessado aqui: https://vimeo.com/79939904. Abaixo fotos dos bastidores desta oficina.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário