Fazendo um filme "noir"



Quando o grupo Kino-Olho recebeu o roteiro "A mala", escrito pela participante Claudia Seneme do Canto, surgiu a oportunidade de refazermos um estilo bastante conhecido na história do cinema como "noir". Este estilo remete às histórias de suspense dos anos 40, principalmente aquelas com detetives e tramas surpreendentes.

Basicamente este estilo é notado pela iluminação "expressionista" com alto contraste e sombras; além de contar com personagens femininas fortes e "fatais". Na trama temos uma mulher misteriosa e charmosa, que aparenta ocultar algo importante e comprometedor. No roteiro de Claudia, a personagem feminina estaria aguardando um táxi, voltando-se ao interior do Centro Cultural ( locação de todos filmes ensaios do grupo) e ali percebe a presença de uma mala.

Esta mala não tem um dono e estranhamente há uma ligação com a personagem. Logo ela se aproxima para desvendá-la, mas um carro chega mudando o final. A Claudia é a mais experiente do grupo, estando há vários anos em nossos encontros; formou-se em jornalismo e é especializada em roteiro. Nota-se em sua escrita o interesse de criar uma atmosfera simples, porém cativante.

Para os papéis resolvemos inovar, convidando Fernanda Tosini, também roteirista do Grupo Kino-Olho, a acatar o desafio de encarnar esta mulher do cinema "noir". Ela já havia participado em alguns filmes do grupo, mas é a primeira vez que fez uma papel principal. Mesmo não havendo falas houve o desafio de interpretar uma personagem forte e com presença de cena.

Outro destaque é a contribuição de Thiago Ribeiro Pereira, professor e fotógrafo, participou junto a João Paulo Miranda Maria na construção do mapa de luz e da decupagem de cada plano. No som esteve presente Léo Bortolin e Rogério Borges. Na arte tivemos novamente a criatividade de Ana Paula Rodrigues Duckur, que elaborou os figurinos e conceitos dos objetos utilizados em cena. No final do curta também temos a participação de Larissa Carnecine interpretando um mendigo de forma orginal e irreconhecível.

O Grupo Kino-Olho se reune semanalmente no Centro Cultural Roberto Palmari em Rio Claro SP, toda quinta-feira às 18:30. A incrição é gratuita com apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Abaixo fotografias tiradas deste último filme ensaio realizado na noite de 21 de novembro de 2013.










Nenhum comentário:

Postar um comentário