Um ensaio



Em muitos trabalhos só se pensa num resultado final, numa obra finalizada e totalmente acabada, sem mais dúvidas. Porém nas atividades que o Grupo Kino-Olho se propõe a fazer de toda quinta-feira, busca o contrário: a realização de filmes-ensaios.

Uma estréia da semana foi a participação de Sônia Elisabete Miranda Maria, mãe de João Paulo (coordenador do Kino-Olho). Sônia já estreiou como atriz da Cia Tempero D'alma na adaptação da peça "Tropilha", escrita pelo rioclarense Alexandre Silva e dirigida por Cláudio Lopes.

No filme criou-se uma cena comum aos encontros do grupo: os bastidores de uma filmagem cinematográfica. Nesta cena, Sônia era a atriz, Larissa Carnecine a diretora e Jonata de Jesus o cinegrafista. Na ação a atriz interpretava um trecho da peça "Tropilha" e num segundo momento um poema de autoria da própria Sônia, escrito em 1981.

Durante sua interpretação temos a ação permanente do cinegrafista que circula em torno dela como uma provocação a seu discurso, procurando por imagens mais próximas e íntimas à personagem. Diferente de um bastidor comum e arquétipo já conhecido popularmente, o caminho deste é mais distante.

Primeiramente se atenta a uma concepção de figurino e arte próprio, criado neste por Ana Paula Rodrigues Duckur. Seu estilo é muito próximo de outros trabalhos do grupo e até se assemelha às antigas produções do chamado "cinema caipira". O improviso e reciclagem dos materiais a disposição fascinam e marcam presença na maioria dos trabalhos.

A dinamica deste bastidor de cinema pode parecer "falso" ou "ingênuo" para um olhar simplista e comum, porém ironiza e cria uma forma mais complexa em cada plano da cena, se revelando verdadeiros quadros no quisito de marcação de cena, iluminação e arte.

Cada novo filme ensaio da semana significa uma nova relfexão e pensamento sobre o nosso fazer cinema, que é comentado na próxima semana e nas conversas virtuais de nosso grupo na rede social. Estes encontros semanais são apenas uma parte do projeto do Kino-olho, que é oferecido gratuitamente a partir do apoio da Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro SP.

Abaixo os links para o filme e fotos still dele:
http://youtu.be/oE3DSOgWVfY
https://vimeo.com/79547961






Nenhum comentário:

Postar um comentário