O lúdico do Cinema Caipira


Agora o grupo Kino-Olho se aprofundou na idéia original de Wall Morari ,adaptando seu sonho com seu pai, a figura do matuto, após sua morte. No sonho Wall Interpreta a própria personagem, sendo a filha do Matuto que o busca numa paisagem bucólica do interior paulista, que segundo Jefferson Primo, responsável pela Cia. Quanta de Teatro (grande parceira em nossas realizações) descreve como algo de João Guimarães Rosa. Tal referencia já existiu quando em 2004 eu e a Cia. realizamos a obra "Pirlimpsiquice". Realmente o ambiente e apresentações dos personagens lúdicos criados por Wall Morari remetem ao estilo de Guimarães Rosa. Este filme-ensaio (ainda ensaio pois nunca acho que será um filme pronto, pois o Kino-Olho, assim como o grupo cartioca Cérbero busca o processo, ou o caminho do "meio" segundo Guimarães) é mais um passo no que chamamos ser o "Cinema Caipira", um cinema que busca a simplicidade e ingenuidade própria do interior, valorizando raízes e cultura como inspiração estética. Uma grande contribuição para este curta foi a direção de arte de Claudio Lopes, reponsável pela elaboração dos figurinos. Outra contribuição é a trilha sonora improvisada pelos atores na própria locação de gravação, auxiliando na criação lúdica deste ambiente. Este filme é uma realização Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Parceria Cia. Quanta de Teatro e TV Cidade Livre.

2 comentários:

  1. adorei! sem palavras! estou cada vez mais impolgada com o aprendizado e acolhida das minhas idéias trabalhadas com o grupo Kino-Olho tanto como roterista e como atriz. Obrigada a equipe Kino-Olho e Cia Quanta de Teatro por seus esforços por me ensinaram o que tento repassar nos meus trabalhos,seriedade amor e compaixão pela humanidade.

    ResponderExcluir