A Orquidofilia é tema de Documentário Rio-clarense



O grupo Kino-Olho juntamente com o Portal Memoria Viva do Arquivo Publico e Historico de Rio Claro realizaram um documentário, revelando a tradição e paixão rio-clarense sobre as orquídeas. Para isso Carolina Pinto Silva, estudante de geografia e estagiária do Arquivo Público desenvolveu uma pesquisa que deu origem a esta obra cinematográfico. Segundo Carolina a primeira conversa no orquidário do senhor Humberto Epiphanio lhe trouxe a dimensão do cuidado e da paciência envolvida no cultivo de orquídeas.

"Fiquei impressionada em ver a quantidade e a qualidade das plantas lá existentes. Me trouxeram também a constatação de que muitos rio-clarenses estão envolvidos por esta arte. Muitos foram os infectados por este vírus que o seu Humberto se confessa contagiado".

Neste filme foram abordados três aspectos: O cultivo, a produção e a história do Circulo Rioclarense de Orquidofilos - CRO. O CRO foi criado em 1954 por um grupo de aficcionados pelo cultivo das plantas. Luiz Roberto Jordao explica os processos laboratoriais envolvidos na produção das orquídeas; Roberto Ferreira, diretor de exposições do CRO, fala sobre todas as implicações da realização das exposições, que ocorrem anualmente no mês de aniversario de Rio Claro, e do desafio que para ele representa o cultivo de tais plantas; e o Senhor Augusto Krugner conta a historia do CRO, a trajetória das exposições realizadas e seu envolvimento com as plantas desde a juventude, amor transmitido pelo pai, Henrique Krugner, um dos fundadores do Circulo.Realização Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro. Parceira TV Cidade Livre, Cia Quanta de Teatro, Unesp e Ponto de Cultura Rio Claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário