Revista cinema caipira ganha parceiros




A REVISTA CINEMA CAIPIRA GANHA PARCEIROS

Desde março de 2009 exsite a revista mensal Cinema Caipira, confeccionada pelos próprios integrantes do grupo Kino-Olho. Segundo o coordenador do grupo João Paulo Miranda Maria, a idéia sempre foi a de legitimar a produção independente de cinema, como é o caso das próprias produções do grupo rioclarense Kino-Olho, que possuem o intenso ritimo de produzirem um filme por semana. No caso deste mes de junho a revista ganha parceiros como o grupo carioca de video-arte Cérbero e o grupo Baiano do Novocinemanovo. No caso do grupo carioca, houve a contribuição do artigo escrito por Fernando Codeço, descrevendo as posturas tomadas pelo grupo para produzirem cada video. Para eles o audiovisual é usado como ferramenta de constante experimentação, pois o interesse de seus projetos nunca está em alcançar resultados pré definidos, estando sempre abertos às interferencias durante as gravações.

Já o grupo baiano defende uma forte aproximação com o brasileiro comum, e para isso criando uma estética própria a eles. Neste caminho o grupo contribuiu na ultima edição da revista rioclarense inserindo uma suposta entrevista do grupo cedida ao grande mestre Glauber Rocha. Na sequencia tivemos a contribuição da doutoranda Linda Catarina Gualda, que em seu artigo nos chama a atenção sobre os percursos da História do Cinema a partir do público que este meio era direcionado e as suas mudanças a partir da evolução economica e social. Do próprio grupo Kino-Olho tivemos dois artigos do professor/doutor Massanori Takaki, integrante ativo do grupo rioclarense, descrevendo com detalhes o movimento brasileiro “Dogma Feijoada” e o uso dos aparelhos de celular na produção de obras cinematográficas. Além disso contribuiram para a revista o próprio João Paulo e Wall Morari, que relaciona a mitologia com o cinema.

A Revista Cinema Caipira é disponível gratuitamente na página do Kino-Olho na versão pdf assim como todas as 15 edições anteriores e na versão folheável, essas a partir do número 14. Estas e mais informações estão no http://kinoolho.blogspot.com/ .
A revista é produzida mensalmente pelo grupo Kino-Olho em parceria com a Prefeitura e Secretaria da Cultura de Rio Claro com apoio da TV Cidade Livre, Cia Quanta de Teatro e o Portal Cidades Paulistas.

Interesados em adquirir a versao impressa entrar em contato com João Paulo pelo número 96843064.

Abaixo o índice desta edição:

“Projeto Cérbero – vídeo arte naïf ano zero – 2009” de Fernando Codeço
“Glauber Rocha entrevista o NOVOCINEMANOVO” de Tau Tourinho, Lucas Virgolino & Gabriel Lopes Pontes
“Jeferson De e o Dogma Feijoada” de Massanori Takaki
“O SURGIMENTO DO CINEMA: ASCENSÃO, DECLÍNIO E MUDANÇAS” de Linda Catarina Gualda
“O aparelho celular e o cinema” de Massanori Takaki
“O Poder do Mito 3” de Wall Morari
“Novidades em tempos de comodismo” de JP Miranda Maria

Segue abaixo o link da revista:

http://www.4shared.com/document/L58hReFg/revistakino_junho_2010corrigid.html

Se quiser ver a versão on line dessa e de outras revistas do cinema caipira basta clicar no link:

http://www.readoz.com/publication;jsessionid=BC65476D0723E0161421D1439738F85C?i=1026718#1_1026718





Nenhum comentário:

Postar um comentário